OAB-PI e ESA/PI iniciam mentorias do Programa de Residência Jurídica

OAB-PI e ESA/PI iniciam mentorias do Programa de Residência Jurídica

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, iniciou nessa segunda-feira (19), as mentorias do Programa de Residência Jurídica. Os encontros acontecem na Escola Superior de Advocacia (ESA-PI).

O Programa de Residência Jurídica contará com sete mentorias que serão realizadas na primeira fase, nesta etapa, todos os 34 inscritos no Programa participam, no entanto, após a conclusão das mentorias serão escolhidos os residentes para a prática nos escritórios escolas.

O Presidente da OAB-PI, o Advogado Celso Barros Coelho Neto, ressaltou que a Residência vai contribuir bastante para a qualificação profissional dos Jovens Advogados (as) e que a classificação deles para os estágios será consequência do esforço de cada um.

“Esse é um projeto pensado para preparar aquele Jovem Advogado (as) que não tiveram a oportunidade de aprender na prática o exercício da advocacia durante a graduação, principalmente, por conta da pandemia. Tenho certeza que os participantes desta Residência Jurídica vão se esforçar ao máximo para garantir uma das vagas disponíveis nos escritórios escolas”, declarou o presidente.

Já o diretor da ESA/PI, o Advogado Thiago Carcará, destacou que através deste curso a Jovem Advocacia irá desenvolver habilidades fundamentais para a prática profissional. Além de aprender com profissionais de renome, os participantes do programa ainda poderão estagiar nos escritórios parceiros.

“A Residência Jurídica consiste em período de aprendizado prático, pelo período de dois meses prorrogável, em que o residente trabalhará em grandes escritórios e receberá uma bolsa residência, no valor de R$ 2.233,45 mensais”, explicou o Diretor Geral da ESA/PI, Thiago Carcará.

O Diretor Administrativo da ESA/PI, o Advogado Ivonaldo Mesquita, lembrou que o projeto iniciado na última segunda-feira é a continuação do curso de “Iniciação e Prática na Advocacia”, que juntos visam preparar o Jovem Advogado de uma maneira pioneira. “Combinados, o Curso de ‘Iniciação e Prática na Advocacia’ e a ‘Residência Jurídica’, são uma grande inovação para a área e uma ótima oportunidade para Jovem Advocacia Piauiense se qualificar. É algo tão inovador que várias Seccionais pelo Brasil já entraram em contato conosco para ter acesso ao nosso projeto e replicá-lo”, destacou o Diretor Administrativo.

Para a Coordenadora do Programa Residência Jurídica, a Advogada Amanda Sabino, o foco desse curso é qualificar os participantes e aproximá-lo do mercado. “O programa visa, cada vez mais, inserir o Jovem Advogado no mercado de trabalho, ‘entregar’ um profissional capacitado e qualificado aos escritórios parceiros. Trabalharemos, também, para conseguir o maior número de escritórios parceiros para nos ajudarmos nesse projeto em prol da Jovem Advocacia Piauiense”, comentou a Advogada.