ESA sedia I Encontro sobre a Vivência da Cidadania no Piauí: Realidades e desafios” realizado pela OAB

ESA sedia I Encontro sobre a Vivência da Cidadania no Piauí: Realidades e desafios” realizado pela OAB

Na noite de hoje, 01, aconteceu o I Encontro sobre a Vivência da Cidadania no Piauí: Realidade e Desafios, realizado pela Comissão de Promoção Social à Cidadania, no auditório da ESA.

As palestras foram voltadas para temas atuais voltadas à cidadania, educação e direitos humanos, com a participação de palestrantes de grande expressão no judiciário piauiense: Liana Chaib, Carmen Ferraz e Maria do Carmo Bedart.

“Esse evento é de suma importância para ampliar a compreensão sobre o sistema constitucional brasileiro na construção e ampliação da efetiva cidadania, através das interações e trocas necessárias entre a ordem dos advogados do brasil- seccional Piauí e os segmentos que representam direta ou cooperativamente os anseios por cidadania e justiça”, afirmou a presidente da Comissão, Dra. Conceição Carcará.

O ciclo de palestras se iniciou com o tema: “A cidadania e suas práticas sob o prisma da OAB e a experiência piauiense – aspectos históricos, jurídicos, políticos e socioeconômicos”, conduzido pela professora Maria do Carmo Bedard e mediado por Cheyla Maria Ponce, secretária-geral da Comissão de Promoção à Cidadania.

A juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí, Carmen Maria Soares, palestrou acerca da “Cidadania e experiências correlatas – democracia, direitos humanos e condições de vida em Teresina”. A mediação foi feita por José Airton Dias de Abreu, vice-presidente da Comissão de Promoção à Cidadania.

O último tema do evento debateu acerca da “Cidadania, educação e direitos humanos – indissociabilidades”, conduzido pela desembargadora do TRT da 22ª Região, Liana Chaib e mediado por Ravana Basílio, diretora acadêmica da ESA-PI.