ESA-PI lança edital para submissão de artigos científicos na Revista OAB Piauí 2024.2

A Escola Superior de Advocacia do Piauí (Nova ESA-PI) abriu o edital para a seleção de artigos científicos que serão publicados na próxima edição da Revista Científica da OAB Piauí (Volume 12, Número 2), com prazo para submissão até o dia 30 de outubro de 2024. A iniciativa visa fomentar a produção acadêmica e oferecer uma plataforma de destaque para profissionais e acadêmicos da área jurídica.

🔗 Confira o edital aqui

Fundada em 2013, a Revista Científica da OAB Piauí é uma publicação semestral reconhecida por sua relevância no meio acadêmico, sendo classificada como Qualis B1 pela CAPES. A publicação é organizada pelo Conselho Editorial da ESA/PI (CONSED/ESAPI), composto por mestres e doutores, e conta com o apoio da Diretoria da OAB/PI e da Editora da OAB.

Linhas de pesquisa

A revista aceita artigos inéditos ou originais de advogados(as), professores(as), profissionais da área jurídica e membros da comunidade acadêmica. As submissões devem contemplar uma das seguintes linhas de pesquisa:

• Direito e Estado: com foco em Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado, Direito Administrativo, e outros temas relacionados à atuação do Estado no século XXI.
  • Direito das Relações Sociais: aborda o Direito Civil contemporâneo, a legislação trabalhista e questões previdenciárias, entre outros.
  • Direito Processual e Gestão de Conflitos: trata de garantismo penal, Direito Processual Civil Constitucional, mediação, conciliação e arbitragem.
  • Filosofia do Direito: inclui temas como jusnaturalismo, juspositivismo, hermenêutica jurídica, e filosofia do direito no Brasil.

Regras de submissão

Os artigos devem seguir as normas da ABNT e podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. A submissão deve ser feita por meio eletrônico, enviando o arquivo em formato Word para o e-mail revista@oabpiaui.org.br. Os textos devem ter entre 13 e 20 páginas e obedecer aos critérios formais descritos no edital, como espaçamento entre linhas, formatação das citações e tamanho da fonte.

Cada artigo pode ter até dois autores ou coautores, sendo necessário que ao menos um deles possua titulação de Mestre ou Doutor reconhecido pela CAPES, ou vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu.

Critérios de avaliação

Os artigos serão avaliados pelo Conselho Editorial da ESA/PI, que considerará a relevância científica, a originalidade e a clareza dos textos. Os autores serão notificados por e-mail sobre o resultado da submissão, e os artigos não publicados poderão ser considerados para edições futuras.

A Revista Científica da OAB Piauí é uma oportunidade valiosa para pesquisadores compartilharem suas contribuições com a comunidade jurídica e acadêmica.