Na noite da última sexta-feira, dia 5 de julho, ocorreu o lançamento do livro “Processo Estrutural em Litígios de Alta Complexidade”, do autor Raian Mateus Castelo Branco Costa.
O evento foi realizado no Auditório Celso Barros Coelho da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) e contou com a presença de diversas personalidades importantes, incluindo o Diretor-Geral da ESA-PI, Dr. Thiago Carcará, o Conselheiro da Editora da OAB-PI, Dr. José Octavio, o renomado advogado Dr. Aurélio Lobão, além de familiares, amigos e ex-professores do autor.
Raian Mateus explicou as motivações que o levaram a escrever o livro e destacou os principais desafios enfrentados ao abordar litigiosidade de alta complexidade.
“O livro surgiu da percepção de que hoje o aparato judiciário é muito voltado para resolver litígios bipolares, focando no próprio processo e não na maneira como o processo vai se desenvolver. Processos coletivos, como demandas de meio ambiente e saúde, que demandam soluções individuais mas ainda de uma causa coletiva, não se encaixam na forma tradicional do processo. Era necessário que o processo fosse flexível”, explicou o autor.
Raian também falou sobre a inovação trazida por sua obra, mencionando a análise do processo estrutural e a metodologia específica chamada de Talmitting.
“Observei que essa metodologia é praticada aqui no Piauí, na Câmara de Conciliação e Políticas Públicas da Justiça Federal. Acredito que o livro pode contribuir muito para o judiciário piauiense, pois se debruça sobre algo que já é praticado aqui. Pode ser útil tanto para operadores do direito quanto para magistrados do Piauí”, afirmou.
O lançamento foi um sucesso, destacando a importância da obra para o aperfeiçoamento do judiciário no Piauí e a contribuição significativa que pode trazer para a prática jurídica do Estado.
Sobre o Autor
Raian Mateus é advogado inscrito na OAB/PI, especialista em Direito Público pela Escola de Governo da ALEPI e bacharel em Direito pela UESPI. Ele já atuou como assessor do Ministério Público do Piauí e da Prefeitura de Teresina. Atualmente, é pesquisador vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da UESPI e ao CESU-Teresina (Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana).