No próximo dia 12 de agosto, às 18 horas, a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) realizará o lançamento da segunda edição do Caderno Jurídico de 2024 no Auditório Celso Barros Coelho ESA/OAB. A nova edição reúne aproximadamente 40 artigos, incluindo análises de casos concretos, artigos completos e trabalhos de conclusão de curso, abrangendo uma diversidade de temas relevantes para o cenário jurídico atual.
A Editora-chefe do Caderno Jurídico, Dra. Vitória Loiola, destacou que os artigos desta edição abordam questões fundamentais, como o Direito Comparado na Compreensão e Evolução dos Sistemas Jurídicos e o papel do Poder Público na adoção de contratos públicos de soluções inovadoras.
Outros temas em destaque incluem estratégias globais para a proteção da privacidade infantil nas redes sociais, o desenvolvimento sustentável nas empresas e uma análise da decisão do STF sobre a presunção relativa de uso pessoal da maconha. Além disso, a edição traz discussões sobre pensão por morte e os efeitos da Emenda Constitucional 103/2019.
Em celebração ao mês da Advocacia, esta edição conta ainda com curiosidades e dicas de filmes e séries jurídicas, proporcionando uma leitura enriquecedora e divertida aos profissionais do Direito.
Desde 2022, a ESA-PI lançou oito edições do Caderno Jurídico, incluindo uma edição especial. Ao todo, foram publicados mais de 190 artigos, com a colaboração de mais de 190 autores, reforçando o compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento jurídico e a valorização da advocacia piauiense. A publicação bimestral realizada pela Nova ESA traz material inédito que busca abranger toda a diversidade da prática jurídica no estado.