TJ-PI acata pedido da OAB Piauí para medidas urgentes visando reduzir a morosidade na Contadoria Judicial

2 de julho de 2024 às 14:37h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, enviou um ofício ao Desembargador Olímpio José Passos Galvão, Corregedor Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), solicitando providências imediatas diante da preocupante morosidade na Contadoria Judicial de 1º Grau.

CLIQUE AQUI e confira o ofício.

O documento destaca a necessidade urgente de medidas para agilizar a elaboração dos cálculos judiciais, tendo em vista que conforme apurado no setor, os cálculos estão demorando uma média de 8 a 10 meses para serem concluídos, estando hoje a Contadoria apreciando os cláusulas de processos que deram entrada na unidade em 2023. A situação tem gerado impactos significativos na movimentação processual, comprometendo a celeridade e eficiência da prestação jurisdicional no estado.

A reunião entre representantes da OAB Piauí e autoridades do TJ/PI evidenciou a gravidade do problema e a unanimidade quanto à urgência de soluções.

Deste modo, o Corregedor sensível ao pleito, deferiu de plano o pedido da Ordem, e determinou que fosse feito com máxima prioridade, uma esforço concentrado na Contadoria, com vistas a reduzir o acerto existente.

Presente na reunião, o Juiz titular da 2 Vara de Valença, destacou na oportunidade que o pleito formulado pela Comissão e Diretoria da OAB, ainda quando em visita à unidade em 18 de março de 2024, foi devidamente atendido, posto que atualmente não existe nenhum processo em secretaria com mais de 100 dias sem movimentação.

Participaram da reunião o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Olímpio Galvão, o Juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão, a Secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro, o presidente da OAB/PI, Celso Barros, o presidente e secretário geral da CRPJ, Thiago Brandim e Edson Araújo, respectivamente, além do membro da CRPJ, Ítallo Coutinho.