Representantes do TJ-PI apresentam o Projeto “Secretaria Unificada” na OAB Piauí

28 de janeiro de 2020 às 11:51h

Na manhã desta segunda-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, recebeu representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Na oportunidade, foi apresentado o projeto “Secretaria Unificada”, união de secretarias de Varas da mesma competência jurisdicional em um único Ofício.

O Projeto “Secretaria Unificada” terá o intuito de dar encaminhamento ao cumprimento de decisões judiciais dos processos em tramitação nas unidades abrangidas.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, agradeceu a disponibilidade dos representantes do TJ em expor o projeto na instituição e destacou que o projeto unificará as cinco varas cíveis em uma única Secretaria. “Iremos, enquanto Sistema OAB, averiguar a operacionalização do projeto para entender a sua viabilidade na prática. A OAB Piauí acompanhará o projeto, por meio do cronograma de atividades”, explanou.

Falando sobre o objetivo de apresentar o projeto na OAB Piauí, o Juiz da Corregedoria do TJ-PI, Luiz Moura, pontuou os benefícios da “Secretaria Unificada” para os cidadãos, advogados, servidores e magistrados. “A intenção é reunir em uma única secretaria as atividades cartorárias das unidades jurisdicionais selecionadas, proporcionando uma melhor utilização da mão de obra e espaços existentes, bem como o gerenciamento de processos judiciais de forma padronizada e eficiente, a fim de viabilizar uma efetiva prestação jurisdicional”, explicou.

Para o Membro Honorário Vitalício da OAB Piauí e ex-Conselheiro do CNJ, Norberto Campelo “Toda mudança ocasiona um desconforto no início, mas com implantação da secretárias unificadas, buscamos proporcionar maior efetividade, celeridade e eficiência no andamento dos processos”, informou.

“A Corregedoria da OAB Piauí atenta a todas as tentativas de melhoria do judiciário com a consequente melhoria da prestação jurisdicional. A advocacia clama por melhorias e estamos aqui para fazer essa cobrança”, afirma a Corregedora-Geral da OAB Piauí, Nara Letícia.

Participaram da reunião o Diretor-Tesoureiro, Einstein Sepúlveda; o Coordenador do Núcleo Central de Digitalização de Processos do TJ-PI, Carlos de Moura; o Assessor da Corregedoria do TJPI, Gustavo Vale; o Diretor da ESA Piauí, Aurélio Lobão; o Conselheiro Federal, Chico Couto; a Conselheira Seccional, Thiaga Ribeiro; o Presidente da Comissão de Fiscalização de Publicidade da Advocacia, Tadeu Matos; o Presidente da Comissão de Petróleo, Energia e Mineração, Taisa Cavalcante; o Presidente da Comissão de Direito Empresarial, Rafael Neiva, e o advogado Emanuel Fonseca.