Representantes da OAB-PI participam de solenidade em comemoração aos 54 anos da reinstalação da Justiça Federal no Piauí

30 de maio de 2022 às 14:03h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, representada pelo presidente Thiago Brandim, participou da solenidade em comemoração aos 54 anos da reinstalação da Justiça Federal no Piauí. O evento aconteceu de forma virtual, na última sexta-feira (27/05).

A solenidade foi conduzida por Nazareno César Moreira Reis, diretor do foro e juiz federal. Na oportunidade, ele realizou uma prestação de contas da gestão à frente da Seção Judiciária, face o encerramento de mandato no dia 31 de maio. “Fizemos a instalação de usina fotovoltaica na sede, que passou a gerar uma economia de 50% de consumo no prédio. Realizamos também a reforma do pavimento interno da sede, construção do edifício sede de Picos, reestruturação dos data centers da sede e Subseções judiciárias. Adquirimos novos veículos para as Subseções judiciárias de Corrente, Parnaíba e São Raimundo Nonato”, pontuou Nazareno Reis.

O diretor do foro acrescentou ainda que até dezembro de 2022 todos os processos físicos serão migrados para o Processo Judicial eletrônico (PJe). “Em conjunto com o juiz federal João Pedro Ayrimoraes, faremos um trabalho de digitalização do acervo de processos da Justiça Federal entre os anos de 1890 e 1937, os quais estão no arquivo público, possuindo as mesmas informações e conteúdos interessantíssimos à história da justiça”, destacou o juiz.

A direção do Justiça Federal no Piauí será assumida pelo juiz federal Brunno Christiano Carvalho Cardoso, a partir do dia 01 de junho de 2022.

ENTREGA DE SELOS

Em continuidade, foram entregues, simbolicamente os selos Estratégia em Ação 2022, para as seguintes Varas Federais do Piauí: 8ª Vara Federal, 1ª Turma Recursal – 1ª Relatoria e Subseções de Corrente, São Raimundo Nonato e Picos, selo Diamante; 1ª Turma Recursal – 3ª Relatoria, 1ª turma Recursal – 2ª Relatoria, e 2ª Turma Recursal – 3ª Relatoria, selo Ouro; Subseção de Parnaíba, selo Prata; Subseção Floriano e 3ª Vara Federal, selo Bronze.

Para Thiago Brandim, presidente da Comissão Relação com o Poder Judiciário, a Justiça Federal é uma importante aliada no controle da boa aplicação da lei. “Ela serve como uma espécie de freio ao autoritarismo, como destacou o grande jurista Ruy Barbosa. Portanto, prestigiar estes 54 anos de reinstalação da Justiça Federal no Piauí, é um momento de extrema satisfação para a OAB Piauí”, destacou o advogado.

Participaram da solenidade os juízes federais: Marina Rocha Cavalcanti, Daniel Santos Sobral, Rodrigo Britto Pereira, Monique Martins Saraiva, José Gutemberg de Barros, João Pedro Ayrimoraes e Jerusa de Oliveira Dantas. O procurador federal Caio Coelho e o membro da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, Francisco Soares.