29 de março de 2023 às 14:56h
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por iniciativa da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, está promovendo parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para viabilização do Projeto Centauro, que visa a criação de um “cavalo de lata” como solução para o Projeto de Lei que põe fim às carroças em Teresina.
O Projeto de Lei é de autoria da Vereadora Thanandra Sarapatinhas e tem tido apoio da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais. A Presidente da Comissão, Dárcia Alencar buscou a parceria com a Universidade objetivando fazer a substituição dos animais por um veículo para os carroceiros, acabando com a exploração de equinos.
“Ao tomar conhecimento do Projeto de Lei, logo nos dispusemos a colaborar para viabilizá-lo e tive a ideia de propor a pesquisadores da UFPI a criação desse veículo e assim nasceu o Projeto Centauro”, afirma a Advogada.
PROJETO CENTAURO
O professor Doutor Assis Mota é engenheiro e um dos coordenadores do Projeto e afirma receber com alegria a missão de criação do Projeto Centauro. “A Comissão nos procurou propondo esse desafio e de pronto aceitamos. Elaboraremos um modelo de baixo custo, que viabilize a substituição de animais”, ressalta.
A premissa inicial do veículo é que seja feito de aço, puxado via ciclismo e que tenha também um motor. Posteriormente, em uma segunda fase, serão apresentados outros modelos movidos a energia solar.
Para a Vice-presidente da CPDA, Daniele Bastos esse projeto é exatamente para pôr fim ao sofrimento dos animais e pensar numa solução também para os carroceiros. Para a Secretária-geral da Comissão Raylene Leda, a CPDA está sempre buscando formas de trazer melhorias aos animais e esse projeto é de grande valia para a causa.
A Secretária-adjunta, Samanta Vieira Volpato, da CPDA afirma que “Temos nos esforçado para buscar direitos aos animais que precisam de nós para não continuarem sofrendo exploração”.