Presidente Celso Barros recebe medalha em homenagem à Advocacia na solenidade sobre os 50 anos da PGE-PI

8 de maio de 2023 às 14:04h

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Advogado Celso Barros Coelho Neto, recebeu uma medalha em homenagem à Advocacia durante solenidade de 50 anos da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira (8/05).

O Advogado Celso Barros é membro da PGE-PI há 23 anos e em seu discurso na Tribuna da Alepi relembrou quando ingressou na Procuradoria e a inspiração que ele teve para seguir na carreira pública.

“Tenho especial satisfação em ter aqui neste plenário a presença de meus pais, que são procuradores do Estado aposentados. Esse fato sempre me fez redobrar a responsabilidade de ao assumir pela via estreita do concurso público o mesmo cargo público deles, e pelo mesmo caminho. Nós somos devedores da história e também da história da PGE”, ressaltou o Presidente Celso Barros.

O Procurador-Geral do Estado, Francisco Gomes Pierot Junior, pontuou que hoje é um dia feliz para a Procuradoria. “São 50 anos de história. Para nós, que estamos sempre ao lado do Estado e do Governo, auxiliando na implementação das políticas públicas e na defesa ferrenha dos interesses do Estado do Piauí, é um dia que é para celebrar toda essa nossa história e para planejar os novos tempos que virão pelo futuro”, frisou o Procurador-Geral Pierot Junior.

O governador Rafael Fonteles também esteve na solenidade e destacou que o Estado é grato por tudo que a Procuradoria já fez. Além disso, Fonteles diz que está confiante de que a PGE fará muito mais pela sociedade.

“Os procuradores exercem um papel fundamental na democracia. Lutamos para recuperar o que era devido em relação à Federação da Companhia de Energia, antiga Cepisa. Depois de muito administrativamente não conseguirmos, conseguimos, na terça, no STF, por 7 a 3, ganho de causa ao Estado do Piauí. Essa foi talvez a história de maior repercussão financeira junto ao precatório do Fundef”, destacou Rafael Fonteles sobre a importância da atuação da PGE do Piauí.