Piauí de Esperança Garcia: Advocacia feminina piauiense é representada por comitiva em Conferência Nacional

20 de março de 2024 às 18:41h

A advocacia feminina piauiense foi representada na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada em Curitiba, no Paraná, por uma comitiva organizada pela Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, que contou com a presença de mais de 50 Advogadas. A Conferência aconteceu nos dias 14 e 15 de março e reuniu mulheres Advogadas de todo o Brasil para debater temas de relevância para a advocacia feminina.

A vice-presidente da OAB Piauí, Advogada Daniela Freitas, que integra a comitiva da Seccional, ressaltou a importância da Conferência para o fortalecimento da advocacia feminina. “O evento é um marco na luta pela igualdade de gênero na advocacia. É um momento para celebrarmos as conquistas que já alcançamos e para traçarmos as metas para o futuro”, disse.

A Presidente em exercício da CAAPI, Advogada Dalva Fernandes, frisa que a participação na Conferência trouxe muitos benefícios para a classe. “Desde a organização para agregar colegas à delegação até o momento de estarmos bebendo da fonte de conhecimento produzido por outras grandes mulheres líderes, traz uma sensação de dever cumprido, ver rostos de nossas Advogadas embevecidos, olhos marejados de emoções.  Iniciamos a caminhada sendo resistência, avançamos muitos degraus, persistimos até chegarmos à paridade, agora é hora de evolução e protagonismo”, afirma.

ADVOCACIA FEMININA PRESENTE

A Advogada Justina Vale, Conselheira Seccional, também esteve presente no evento e relata a importância de participar da comitiva. “Compor a Delegação ‘Piauí de Esperança Garcia’, com minhas colegas da Seccional, é um momento de muita emoção! Aqui estamos irmanadas com mais de 5 mil Advogadas, todas em busca de evolução e protagonismo, mas também, refletindo sobre as dificuldades da mulher Advogada. Momentos de união como esse são fundamentais para lembrarmos que não estamos sozinhas”, finaliza.

Já a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Beatriz Sousa, falou sobre a sua participação no painel “Boas práticas em prol da Mulher Advogada”. “Como Presidente da CMA da OAB-PI destaquei as atividades desenvolvidas, como a interiorização das ações da Comissão, as campanhas de Carnaval nas 18 Subseções, cursos gratuitos sobre a Lei Maria na Prática para acompanhamento da vítima nos casos de violência doméstica e familiar e muitas outras atividades que vêm sendo desempenhadas”, frisou.

A primeira ouvidora da Mulher da OAB-PI, Michele Amorim, esteve representando a instituição no I Colégio de Ouvidoras do Conselho Federal da OAB, que aconteceu durante a Conferência, e destacou a importância da participação no evento. “Seja pela oportunidade de fazer parte de uma história e ser representante de luta e empoderamento, foram momentos indescritíveis de aprendizado tanto a IV Conferência da Mulher Advogada como o I Colégio de Ouvidoras da OAB”, disse.

PRESENTES

Estiveram presentes na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada em Curitiba, as conselheiras federais da OAB-PI, Élida Fabrícia e Isabella Paranaguá; a vice-presidente em exercício da CAAPI, Ravennya Moreira; a secretária-geral da CAAPI, Jória Batista; a Diretora Acadêmica da ESA-PI, Ravana Basílio; a Presidente da Subseção da OAB-PI em Piracuruca, Luzinete Barros; a vice-presidente da Subseção da OAB-PI em Piripiri, Érica Ribeiro; a ouvidora-geral Adjunta Angélica Coelho; e a Secretária-geral do CEJA, Camila Retinto.

Também participaram do evento a Conselheira Seccional, Analice Barros; a vice-presidente da CMA, Marcele Pizzatto; a secretaria da CMA, Lady Kelly Câmara; a secretaria-adjunta, Kennia Caldas; a membro da CMA, Larissa Reis Ferreira; a vice-presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão, Rita Carvalho; e a secretária da Comissão de defesa das Prerrogativas da Advocacia, Valdirene Ribeiro; a presidente da Comissão Nacional de Coaching Jurídico, Ticiana Area Leão; a membro da Comissão Nacional de Prerrogativas, Nathana Costa; a presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico, Gillianne Almeida, Secretária-geral da Comissão de Segurança Pública e Direito Penal da OAB-PI, Maria Artemisa Dos Santos Prado.