9 de abril de 2024 às 14:59h
Na manhã desta terça-feira (09/04), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, recebeu o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante; o diretor de Sistemas e Inteligência Geoespacial, Alan Soares; e o diretor de Gestão Estratégica Fundiária, Vinicius Coelho. Em pauta, discussões estratégicas para agilizar os processos de regularização fundiária.
A reunião teve como destaque a apresentação da Portaria nº 081/2024 do Interpi, que estabelece uma lista de verificação de documentos para os processos em trâmite. Essa iniciativa visa aprimorar a análise e a instrução dos processos, proporcionando maior eficiência e celeridade nos procedimentos de regularização fundiária. Com a lista de verificação em mãos, os profissionais terão um guia claro sobre os documentos necessários, facilitando o processo tanto para os requerentes quanto para os órgãos responsáveis pela análise.
“Recebemos representantes do INTERPI para diálogo institucional visando celeridade e orientação dos advogados que atuam na área, relacionado aos processos administrativos em tramitação, conforme a nova portaria nº 81/2024 que estabelece o rito dos processos dentro do INTERPI”, mencionou o presidente da Comissão de Regularização Fundiária Urbana Rural e Conflitos Fundiários, Alisson Abreu e o secretário Washington Luís.
Uma das grandes novidades dessa parceria é a maior aproximação entre o Interpi e a OAB, o que promete levar informações e esclarecimentos aos diversos profissionais que prestam consultoria jurídica para os produtores rurais.
AVANÇO
Em sua fala durante a reunião, o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou a importância dessa parceria para o avanço dos trabalhos de regularização fundiária no estado. “Estamos comprometidos em simplificar e agilizar os processos de regularização fundiária. A colaboração da OAB é fundamental para alcançarmos esse objetivo. Com processos melhor instruídos, poderemos atender as demandas da população rural com mais eficiência, garantindo o acesso à terra de forma justa e transparente”, frisou.
Com a união de esforços entre o Interpi e a OAB, a expectativa é de que os próximos meses sejam marcados por avanços significativos na regularização fundiária do estado, beneficiando diretamente milhares de famílias piauienses.