OAB Piauí realiza aplicação da 1ª fase do XXXV Exame de Ordem em cinco cidades do Estado

3 de julho de 2022 às 18:59h

Neste domingo (03/07), bacharéis e estudantes de Direito de todo Piauí realizaram a 1ª fase do XXXV Exame de Ordem Unificado (EOU) nas cidades de Teresina, Corrente, Parnaíba, Floriano e Picos. O Exame foi realizado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em todo o país, simultaneamente.

Tanto na capital quanto no interior, as Comissões de Estágio e Exame de Ordem, Jovem Advocacia, de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA) acompanharam a primeira etapa do Exame de Ordem.

Em Teresina, a prova foi realizada na sede e anexo da Faculdade Santo Agostinho. Na oportunidade, a presidente em exercício da OAB Piauí, Daniela Freitas, visitou algumas salas e conversou com candidatos e candidatas antes do início das provas.

“Acho importante esse momento de acolhimento nessa etapa tão decisiva que é o Exame de Ordem. Falei com os presentes como representante da OAB, mas também como professora. Estou esperando todos e todas na solenidade de compromisso lá em nossa sede”, ressaltou Daniela Freitas.

COMISSÕES DERAM APOIO AOS CANDIDATOS

A vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Yaponira Rodrigues, também esteve presente durante a aplicação da prova. “Tivemos alguns problemas relacionados às salas, mas que foram prontamente solucionados e os candidatos não terão nenhum tipo de prejuízo em relação ao tempo de prova”, pontuou.

CONHEÇA A HISTÓRIA DOS CANDIDATOS

A OAB Piauí se deparou com histórias marcantes durante a entrada dos candidatos nos locais de prova, a exemplo do candidato José de Paiva Neto de 67 anos.

Ele conta que já é formado em Direito e é a terceira vez realizando o Exame. “Sou formado em Medicina Veterinária, em História, pós-graduado em formação socioeconômica do Brasil e funcionário público aposentado. Me formei em Direito em 2014 e comecei o curso para acompanhar minha filha mais nova e a minha esposa. Pretendo exercer a advocacia na questão social. Quero ajudar as pessoas e esse sempre foi o meu ideal”, declarou José Paiva.

A candidata Joice da Silva Arcanjo, de 23 anos, ainda não concluiu o curso de Direito, mas sonha em exercer a advocacia na área trabalhista. “Eu estou muito esperançosa na realização do Exame. Eu estudei muito, creio que vou passar e muito em breve exercer a advocacia”, pontuou a estudante.

A candidata Virna Maria Arcanjo da Silva, de 24 anos, chegou ao local de prova acompanhada dos pais e declara que o apoio deles é muito importante. “Estou muito ansiosa, mas acredito que vou passar. Minha preparação foi muito intensa, de muito estudo. Estou muito feliz que meus pais estão aqui e vão me esperar. Me dá mais confiança”, disse a candidata.

A mãe de Virna, Shirlene Silva, acredita na aprovação da filha. “Ela está preparada e eu tenho certeza de que ela vai tirar de letra. Estaremos aqui rezando e torcendo por ela”, disse.

DIRETRIZES DO EXAME DE ORDEM

A primeira fase do Exame conta com 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Para a segunda etapa, o candidato deve optar por uma das áreas do Direito no ato da inscrição e deverá responder questões discursivas e preparar uma peça profissional.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado (a). O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que esteja pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

O Exame de Ordem Unificado foi realizado seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de Saúde para prevenção da Covid-19.