OAB Piauí encerra Conferência Estadual da Advocacia após quatro dias de palestras e minicursos com grandes nomes do Direito

30 de agosto de 2021 às 11:18h

Com o tema “Prerrogativas, Cidadania e Justiça”, a Conferência Estadual da Advocacia foi encerrada nesta sexta-feira (26), depois de quatro dias de palestras e minicursos realizados por renomados profissionais de diversas áreas do Direito. O evento gratuito contou com a presença de Advogados, Advogadas e acadêmicos de Direito, que puderam participar das palestras de forma presencial e também pelo canal oficial da OAB Piauí no YouTube. Presencialmente, a Conferência cumpriu com todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos órgãos de saúde no combate à Covid-19.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, agradeceu a equipe organizadora do evento e a todos os palestrantes e participantes. “Nossa maior conquista é estarmos nesta Conferência. Não esqueçamos que o maior objetivo desta Casa da Cidadania é propagar cada vez mais a cultura e o conhecimento jurídico”, destacou.

Em sua fala, o Diretor da ESA Piauí, Aurélio Lobão, parabenizou a todos pelo sucesso da Conferência. “Nós, da ESA Piauí, incentivamos os Advogados (as) e futuros Advogados (as) a ampliarem cada vez mais o seu conhecimento ao investir na sua capacitação. Este evento é a nossa contribuição para a formação jurídica desses profissionais graduados ou ainda em formação”, disse.

Para Thiago Carcará, Coordenador da Conferência, o evento proporcionou reflexões pertinentes sobre a Advocacia e sobre o Direito. “Aprofundamos em temas próprios do nosso trabalho, como a cidadania, a justiça e as prerrogativas. Dos vários temas tratados nessa Conferência, estão a nova legislação da LGPD, a presença da mulher em diversos âmbitos, publicidade na Advocacia, entre outros”, finalizou.

Em formato híbrido, o evento teve início na terça-feira (24) com a Palestra Magna de abertura “As retóricas da Advocacia da Ciência do Direito: uma distinção necessária”, ministrada pelo Professor João Mauricio Adeodato. Outro grande destaque da Conferência foi a participação do Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, que ministrou a Palestra Magna de encerramento: “Indissociável parelha temática: Constituição e Democracia”.

O evento reuniu ainda sete painéis que debateram as seguintes temáticas: “Os novos rumos para a publicidade na Advocacia”; “Reflexos da pandemia nas instituições e suas consequências para a Advocacia”; “O papel do CNMP para a Justiça e a Advocacia”; “Educação jurídica e a consensualidade na gestão dos conflitos”; “Feminismo e Mulheres no sistema OAB”; “A importância da fase de mapeamento e diagnóstico para a adequação a LGPD” e “A garantia das Prerrogativas no contexto pandêmico”.

Os painéis foram conduzidos pela Conselheira Federal da OAB por Alagoas, Fernanda Marinela; pelo Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Alexandre Ogusuku; pelo Advogado e Professor Nelson Juliano; pelo Doutor em Direito Sérgio Braga; pela Vice-Presidente do Instituto dos Advogados do Ceará, Ana Paula Araújo; pela Advogada e Professora Zélia Prates; além do CEO da RM Digital Consulting, Rodrigo Marques.

O evento seguiu até esta sexta-feira (27), com a realização de cinco minicursos que abordaram sobre Cálculo Previdenciário, Petição Inicial, LGPD na Advocacia e Marketing Jurídico Digital. Os participantes da Conferência serão certificados pela Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA Piauí) em 25 horas/aula.