OAB Piauí e OAB Maranhão entregam mais de 700 certificados das pós-graduações gratuitas em Direito Trabalhista, Previdenciário e Criminal ofertadas pelas Seccionais

4 de setembro de 2024 às 11:51h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Escola Superior da Advocacia, realizou a entrega de 714 certificados das pós-graduações gratuitas em Direito Trabalhista e Previdenciário e Direito Criminal, promovidas em parceria com a OAB Maranhão. A solenidade aconteceu na segunda (02/09) e contou com a participação de 144 dos 714 Advogados e Advogadas que concluíram as pós-graduações gratuitas.

A entrega faz parte do processo de qualificação profissional da advocacia piauiense,  por meio das pós-graduações gratuitas, que fazem parte de um projeto pioneiro no Brasil, referência pelo Conselho Federal da Ordem.

CERTIFICADOS

Foram certificados Advogados e Advogadas das pós-graduações gratuitas em Direito Trabalhista e Previdenciário e Direito Criminal. Desse total, 119 certificados foram emitidos para concludentes da pós-graduação em Advocacia Criminal. Já os certificados referentes a pós-graduação em Trabalhista e Previdenciário totalizaram 595.

CLIQUE AQUI e confira as fotos da solenidade de entrega de certificados.

PIONEIRISMO DA PÓS-GRADUAÇÃO GRATUITA

O Advogado Celso Barros Coelho Neto, Presidente da OAB Piauí, destacou a parceria com a OAB Maranhão, que possibilitou a conclusão do projeto, e relembrou o surgimento da ideia pioneira no Brasil.

“Estávamos, durante a pandemia, sozinhos aqui na OAB Piauí, com muitas inadimplências das anuidades e com muitos Advogados e Advogadas passando dificuldades. Estávamos pensando em que serviço ofertar à classe. O então Tesoureiro da OAB-PI, Einstein Sepúlveda, estava determinado a realizar uma pós-graduação gratuita, onde toda advocacia pudesse fazer. Conversamos com o Aurélio Lobão, então Diretor-Geral da ESA Piauí, e estruturamos as pós-graduações, mesmo com dificuldades financeiras provocadas pela pandemia”, relembrou Celso Barros.

O Advogado Einstein Sepúlveda, Presidente da Comissão de Defesa e Valorização dos Honorários Advocatícios da OAB-PI, destacou as mudanças que as pós-graduações gratuitas proporcionaram na vida dos Advogados e Advogadas que participaram do curso. “Essas foram umas das primeiras pós-graduações compartilhadas do Nordeste, porque teve parte das despesas pagas pela OAB Piauí e outra pela OAB do Maranhão. Essa parceria impactou a vida de muitos Advogados e Advogadas de todo o Estado”, disse Sepúlveda.

PARCERIA

Já o Advogado Rafael Milhomem de Sousa, Presidente da Subseção da OAB em Timon, reafirmou a parceria entre a Subseção com a Seccional Piauí. “Essas pós-graduações são frutos de uma parceria ótima entre a OAB Piauí e a OAB Maranhão. Eu costumo dizer que as boas ideias têm realmente que ser replicadas, que é o caso das pós-graduações gratuitas”, acrescentou Milhomem.

Para o Advogado Thiago Carcará, Diretor-Geral da ESA Piauí, essa certificação mostra o compromisso da gestão com a qualificação da advocacia. “A Nova ESA desenvolveu, nesses três anos, 17 pós-graduações, três delas os participantes já receberam os certificados. E seguimos com a pós-graduação de Direito Eleitoral e Público Municipal, que será finalizada ainda esse ano”, completou Carcará.