OAB-PI solicita à FMS atendimento especializado para pacientes com transtornos mentais em casos de urgência

5 de outubro de 2022 às 15:13h

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Daniela Freitas, e o presidente da Comissão de Direito da Saúde, Wiliams Cardec, reuniram-se com o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Antônio Gilberto Albuquerque, nesta quarta-feira (05/10). O encontro que teve o objetivo de discutir a respeito do transporte de pacientes com transtornos mentais, aconteceu na Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A principal pauta da reunião foi sobre o protocolo que o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) segue no momento do atendimento da pessoa com transtorno mental. Também foi feita a solicitação de profissionais da saúde especializados que possam acompanhar as ambulâncias nesses casos.

A vice-presidente da Ordem, Daniela Freitas, ressaltou que essa é uma pauta cara para os cidadãos e portadores de transtornos mentais. “Deixamos a porta aberta para o diálogo com a FMS, pois o assunto requer atenção especial. O atendimento desses casos duram em média 5h. Com mais ambulâncias especializadas ou profissionais que possam ajudar de forma efetiva, teremos certamente mais celeridade”, disse.

Ela pontuou ainda que essa não é uma preocupação apenas com os pacientes em questão, mas também com outros casos de urgência que possam acontecer de forma simultânea. “São muitas pessoas afetadas que vão desde o paciente, sua família, até os próprios profissionais do sistema de urgência de saúde”, destacou.

AUMENTO DE DEMANDA

O diretor médico do SAMU, James Ricardo, apresentou dados que mostram que a demanda psiquiátrica subiu de 12% para 20% depois da pandemia. “Isso demonstra que atendimentos como esses têm acontecido de forma simultânea. A nossa grande preocupação é o impacto que ele gera na família que não aceita a presença da polícia. É um atendimento delicado. A família não está preparada para essa abordagem que normalmente é feita pela polícia”, destacou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, afirmou que essas são proposições de interesse mútuo. “Iremos fornecer mais cursos de treinamento e tentar sensibilizar as equipes para atender esses casos. Já temos a cooperação da Polícia Militar do Piauí e do Corpo de Bombeiros”, disse.

Também em resposta, a gerente de saúde mental da FMS, Laryssa Carvalho, falou que já existe um protocolo em andamento definido em audiência com o Ministério Público que visa a qualificação dos profissionais. “A ideia é a redução da entrada desses pacientes no hospital. Mas para isso, é preciso que exista um olhar humanizado in loco. Essa é a nossa meta”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Direito da Saúde, Wiliams Cardec, agradeceu a disposição da FMS para colaborar com a demanda proposta. “Saímos felizes dessa reunião. Acreditamos que podemos fazer cada vez mais por essas pessoas que precisam do nosso amparado”, finalizou.

Também esteve na reunião a diretora de assistência especializada da FMS, Clara Leal.