OAB-PI se reúne com lideranças comunitárias de Teresina para discutir segurança, saúde, educação e infraestrutura

29 de setembro de 2023 às 10:32h

A Comissão de Segurança Pública e Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, se reuniu na quinta-feira (28) com cinco lideranças comunitárias com o intuito de ouvir as comunidades sobre as dificuldades que enfrentam em relação à segurança pública, saúde, educação e infraestrutura, para assim buscar as melhorias necessárias.

O Advogado Yuri Cavalacante, Presidente da Comissão, conta que é um projeto-piloto que está sendo implementado na OAB-PI, o qual busca uma maior aproximação com a comunidade. “Escutamos diretamente líderes comunitários sobre o real cenário da segurança pública em nossa capital. Assim, poderemos reforçar nosso trabalho em defesa da cidadania e buscar soluções junto aos órgãos competentes” conta o Advogado.

O Advogado Maurício Lacerda, membro da Comissão, afirmou que a reunião foi um “laboratório” para identificar as demandas das comunidades. “Iremos fazer as tratativas para podermos resolver da melhor forma os anseios dessas comunidades que estão sofrendo. O papel da OAB é social, portanto, deve estar sempre próximo da sociedade”, disse o Advogado Maurício.

LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS

Já a Ana Barbosa, Presidente do Instituto Vovó Ana Barbosa, representa as comunidades Teresina Sul e Bosque Sul, falou sobre a necessidade de policiamento nas comunidades, postes de iluminação, funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as obras paradas.

“Foi muito importante o debate com outras lideranças para discutirmos a temática de policiamento e transporte na comunidade. Além de propormos visitas às UBS e escolas da nossa comunidade que estão sem funcionamento, são obras em licitação, mas que não evolui. E saímos daqui com muita esperança por sermos assistidas”, explica Ana.

A Joana Ferreira, líder comunitária do Conselho Comunitário de CCPA, que representa a Comunidade do Portal da Alegria, falou sobre a necessidade de construção de uma escola de nível médio para a comunidade, pois a existente não assiste à necessidade e também na manutenção do projeto Mirim Cidadão. “Também tivemos a oportunidade de esboçar nosso sentimento sobre a construção de um hospital que é de extrema para todos”.

“A importância da OAB é chamar as comunidades para discutir essas temáticas e ouvir as perguntas de vocês e para que as comunidades sejam assistidas. Já que grande parte não sabe que existe esse canal de comunicação da OAB junto à comunidade que deixa nós felizes e enriquecidos com essa abertura, com esse canal oferecido pelo Dr. Yuri”, finaliza a líder comunitária.