OAB-PI Promove o II Círculo Restaurativo de Amor para Mães Atípicas

3 de junho de 2024 às 18:55h

A Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Timon – Maranhão, realizou no último sábado (01/06), o II Círculo Restaurativo de Amor para Mães Atípicas na sede da Associação de Mães e Familiares de Crianças e Adultos de Timon – MA (AMFCART). O evento teve como objetivo criar um espaço de apoio para mães que enfrentam desafios atípicos na criação de seus filhos.

O II Círculo Restaurativo de Amor da AMFCART contou com a participação das advogadas que compõem a diretoria e membros da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB Piauí (CJRDS). Durante o encontro, foram apresentadas propostas restaurativas como política pública, implementadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destacando a importância desses métodos para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

A Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB Piauí, Gillianne Almeida, ressaltou a disponibilidade do Sistema OAB em contribuir. “Reitero, de forma significativa, que estamos a serviço da sociedade e atuando com profissionais qualificadas, tanto na teoria quanto na prática para a realização dos círculos restaurativos no sentido de colaborar e orientar, sobretudo, acerca de seus direitos e garantias constitucionais que tanto clamam por parte das mães atípicas, que nos convidaram a compor nessa rede de apoio”, mencionou.

SOMAR FORÇAS

Para a Presidente da CMA da OAB Timon-Maranhão, Patrícia Santos, os círculos restaurativos foram realizados com esse teor mais preventivo e voltado para a associação de maneira que somem forças a essas mães atípicas e mulheres e com deficiência de Timon. “Nossa ação é em prol de lutar pelos direitos dos seus filhos, buscando rede de apoio junto ao poder público e privado na área da saúde, educação e social. Visando sempre o bem estar das mesmas. A CMA de Timon está sempre à disposição”, contou.

A realização desse II Círculo Restaurativo teve a participação da facilitadora e secretária adjunta da CJRDS, Ailane Rodrigues, que explicou: “O círculo restaurativo é crucial para as mães da comunidade, pois proporciona um espaço seguro para expressar sentimentos, compartilhar experiências e ouvir outras histórias. Além disso, promove um senso de pertencimento e apoio mútuo, essencial para o bem-estar coletivo”, afirmou.

Como co-facilitadora, a advogada Maria Eduarda Quirino, enfatizou que a intenção da CJRDS foi revelar que o autocuidado vai além da estética. “É também um cuidado psicológico e físico. Assim como, a influência e a força de uma família unida podem fazer a diferença, a fé e a esperança são fundamentais para superar os obstáculos que cada mãe enfrenta,” destacou.

Estiveram presentes, as advogadas e membros da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB Piauí: Myriam Jales Secretária Geral, Juliana Amaral, Danielle Cunha, Pamela Eleoterio, Lorildes Santos, Geovana Maira, Cristiane Oliveira, Euzeni Araújo, Adrielle Ferreira, além das mães da associação, fortalecendo o compromisso com a justiça restaurativa e o apoio comunitário.