OAB-PI entrega kits de higiene na Penitenciária Feminina de Teresina

5 de agosto de 2022 às 16:27h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou nesta sexta-feira (05/08), a entrega de kits de higiene íntima a reeducandas da Penitência Feminina de Teresina.

A campanha “Continuo mulher mesmo estando presa” foi realizada por iniciativa da Comissão de Promoção da Cidadania e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, na gestão 2019 a 2021, representadas, na época pelas advogadas Justina Vale e Dalva Fernandes. A atual presidente da CMA, Beatriz Sousa, reativou a campanha em março de 2022.

Segundo a presidente da CMA, Beatriz Sousa, a doação é uma poderosa ferramenta para a mudança das práticas sociais. “Essa ação foi pensada para dar às reeducandas, muitas sem suporte familiar durante o encarceramento, condições mais dignas, atendendo suas necessidades básicas e nos colocando à disposição para dar continuidade a essa parceria firmada na gestão passada”.

DIGNIDADE ÀS MULHERES ENCARCERADAS

A Conselheira Seccional da OAB-PI, Justina Vale, ressaltou a importância dessa iniciativa em conjunto. “Essa campanha começou na gestão passada. Houve arrecadação de dinheiro, calcinhas e absorventes. Entretanto, sobreveio a pandemia e impediu a entrega desse auxílio financeiro e material. Fomos muito bem recebidos pela gerente da penitenciária. Essa ajuda para esse grupo é como uma semente de esperança que plantamos, ao fazê-las se sentirem importantes”, destacou Justina Vale.

A vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Amanda Sabino, frisou a importância da parceria institucional. “É um projeto que enxerga as detentas da penitenciária com um olhar mais humano. Esse tipo de projeto precisa ter o reconhecimento por estar levando dignidade para essa população”, pontuou.

A gerente da Penitenciária Feminina de Teresina, Cristiane Praga, agradeceu a doação. “Estamos felizes com a entrega desse material. Muitas presas se encontram em situação de dificuldade financeira. A maioria delas só chega com a roupa do corpo e a família não tem condições de arcar com isso. A OAB-PI tem agido de forma necessária para proporcionar um mínimo de dignidade a elas, que ficaram muito gratas com essa ação promovida pela instituição”, destacou.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba