OAB participa da solenidade de inauguração de reforma na Colônia Agrícola Major César em Altos-PI

16 de setembro de 2024 às 12:33h

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI) participou nesta segunda-feira (16/09) da cerimônia de inauguração das reformas na Colônia Agrícola Major César Oliveira, localizada em Altos-PI. O Advogado Albelar Prado, Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Advocacia, representou a OAB-PI durante o evento.

A Secretaria da Justiça do Estado do Piauí (SEJUS) foi responsável pela entrega das obras de reforma e ampliação da unidade prisional. As melhorias incluem a modernização de quatro pavilhões da área de segurança, com a adição de 88 novas vagas. Além disso, foram reformados a cozinha, o refeitório e o setor administrativo, e instalada uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com o objetivo de minimizar os impactos ambientais da unidade. A reforma também contemplou a pavimentação da via de acesso à unidade e entre os primeiros pavilhões entregues.

“O investimento realizado pela Secretaria de Justiça na gestão do Coronel Carlos Augusto é claramente perceptível. As melhorias são evidentes para todos. Contudo, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente devido à superlotação nas unidades prisionais. A reforma da Colônia Agrícola Major César é de suma importância para todo o Estado, uma vez que a unidade atende não apenas a Teresina, mas a todo o Piauí. Portanto, as ações em curso são de grande relevância para o sistema prisional estadual”, pontuou o Advogado Albelar Prado.

NOVA CADEIA PÚBLICA

Durante a cerimônia, o Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto, assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova cadeia pública no Complexo Prisional de Altos, com capacidade para mais de 700 vagas.

“A construção do novo presídio representa um avanço significativo para o sistema prisional do Piauí. Este novo empreendimento não apenas contribuirá para a expansão do sistema, como também abrirá oportunidades para novos concursos para policiais penais”, acrescentou Albelar Prado.

A solenidade contou ainda com a presença do Diretor de Políticas Penitenciárias da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Sandro Abel. A participação de diversas autoridades e representantes do sistema de justiça e penitenciário ressaltou a importância das reformas para o aprimoramento das condições no sistema prisional.