ESA Piauí e OAB lançam segunda edição do Caderno Jurídico

ESA Piauí e OAB lançam segunda edição do Caderno Jurídico

A Escola Superior de Advocacia (ESA-PI), realizou na última sexta-feira (02) o lançamento do Caderno Jurídico, publicação bimestral realizada pela Nova ESA com um material inédito e que procura abranger toda a advocacia piauiense. O evento aconteceu durante a abertura da Aula Magna do curso de pós-graduação em Direito das Famílias e Sucessões, coordenada pela dra. Isabella Paranaguá.

O diferencial dessa publicação é o caráter mais abrangente dos textos que podem ser publicados. “O Caderno Jurídico é um projeto diferente da Revista Científica da OAB, que a gente lançou há quinze dias atrás. A revista científica tem um padrão de cientificidade que é a CAPES, e a gente vem recebendo vários artigos que às vezes não se adequam as suas regras. A maioria desses trabalhos podem ser publicados no Caderno Jurídico”, explicou Thiago Carcará, diretor-geral da ESA Piauí.

Diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará, e vice-diretora Lêda Maria Eulálio.

A aula inaugural do curso de pós-graduação aconteceu no auditório da Nova ESA e contou com a presença da professora Fernanda Carvalho Leão Barreto, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Fámilia da Bahia (IBDFam) no auditório da Nova ESA, e será ministrada pela professora convidada Fernanda Carvalho Leão Barreto. Diretamente da Bahia, a professora preparou uma aula com o tema “Direito Constitucional de Família e protocolo de gênero do CNJ”.

Foram abordados durante a aula inaugural temas relacionados à gênero e feminismo. “Eu não pensei em outro nome que não fosse o da professora Fernanda Barretto, não tem como falar sobre direito das famílias e pós modernidade sem falar do direito da mulher e do feminismo, por isso a necessidade de tratar deste tema logo no primeiro módulo”, disse Isabella Paranaguá, coordenadora da pós-graduação em Direito das Famílias e Sucessões.

O evento aconteceu de forma aberta ao público e contou com a presença da diretoria da Nova ESA, representada pelo diretor-geral, Thiago Carcará; dos editores chefes dr. José Augusto Lima Nery Barbosa e dra. Vitória Andressa Loiola dos Santos.

dr. José Augusto Lima Nery Barbosa e dra. Vitória Andressa Loiola dos Santos, com o diretor-geral da ESA-PI.

O Caderno Jurídico já possui um reconhecimento acadêmico com o ISSN. “O caderno é um pouco mais informal que a revista, é um caderno que pode ter reflexões do advogado, pode ter discussões, análise, pode ter artigo científico também, como pode ter a experiência dele. O nosso Caderno Jurídico possui o ISSN, ou seja, possuem uma periodicidade reconhecida”, pontuou Vitória Loiola, editora chefe e Coordenadora de Pós-Graduação da ESA-PI.