Nota de repúdio

10 de outubro de 2024 às 20:20h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Comissão de Prerrogativas, repudia veementemente as agressões sofridas pelos Advogados Raires Alves dos Santos, Lilian Maria Menezes Galeno, Anderson Jose Cunha dos Santos e Nathanael de Sousa Costa no último domingo (06/10), tendo sido alvos de desrespeito e ofensas no exercício de sua profissão.

No dia dos fatos, dois apoiadores ligados diretamente à gestão da atual prefeita Mariana Brito, Ana Aline Galeno, gravou vídeos e proferiu falas como: “Advogados patéticos, recém-formados”, “três advogadoszinhos da Ilha”, “advogadoszinhos de meia tigela”, como forma de intimidar os profissionais.

E Luiz Paulo da Silva Junior, com áudios racistas se referiu à Advogada Raires Alves como: “Advogadazinha dos cabelos de bucha”. Ainda, de forma reiterada, tenta manchar a honra e o trabalho dos Advogados de Ilha Grande, com comentários ofensivos e produzindo vídeos para vincular em grupos de WhatsApp.

As eleições e as preferências políticas devem ser debatidas no campo de ideias. É fundamental lembrar que o eleitor tem a liberdade de escolher seus representantes, mas isso jamais deve comprometer o pleno exercício da advocacia ou colocar em risco a segurança dos profissionais envolvidos.

É inadmissível que os quatro Advogados, no exercício legítimo de suas prerrogativas e atuando em conformidade com a lei, sejam alvos de tamanhas ofensas e agressões verbais, que claramente têm a intenção de intimidar e deslegitimar a atuação.

A OAB Piauí reafirma que a função da Advocacia é essencial à Justiça e que todo profissional deve ser respeitado, independentemente de suas posições ou das circunstâncias em que atua. A OAB Piauí reforça seu compromisso com a defesa intransigente das prerrogativas.

Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PI

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba