Mulheres que fizeram história: Fides Angélica e Daniela Freitas falam sobre os desafios à frente da OAB-PI

7 de julho de 2022 às 9:07h

A presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, advogada Daniela Freitas, esteve reunida na manhã desta quarta-feira (06/07) com a Membro Honorário Vitalício, Fides Angélica. A ex-presidente deu as boas-vindas à Daniela Freitas e relembrou o contexto histórico que tornou as duas presidentes da instituição.

Fides Angélica foi presidente por três mandatos – 1987/1989, 1991/1993 e 1993/1994. Ela pontuou que naquela época apenas ela era a presidente de uma Seccional da OAB em todo país. Algo que tornou o seu trabalho ainda mais desafiador no cenário nacional, que hoje conta com cinco mulheres na presidência nas Seccionais dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Mato Grosso.

“Jamais me deixei levar pela minha condição. Eu era pequena, pobre, mulher e sem ninguém para me ajudar. E que, para tanto, houve e há a necessidade de sacrifício, trabalho e dedicação para realizar sonhos”, destacou a ex-presidente.

Daniela Freitas é a sucessora dos caminhos que foram abertos por Fides Angélica. Além de ser mulher e negra, a presidente em exercício também é portadora de deficiência, a única com essas credenciais a estar presidindo uma Seccional da OAB em todo o Brasil.

“Tive que superar muitos obstáculos para chegar até aqui. Não foi fácil, mas quero que minha história possa trazer esperança para tantas outras mulheres. Nós podemos alcançar o que queremos e realizar os nossos sonhos, nós podemos fazer história. Darei o melhor de mim em cada desafio que surgir, estou muito feliz com o que estamos construindo”, destacou Daniela Freitas.

E, por falar em sonhos, Fides Angélica , declarou que um deles é ver uma mulher novamente sendo eleita presidente da Seccional Piauí. “Isso é totalmente possível. As mulheres já representam mais da metade dos inscritos nos quadros da Ordem. Elas sabem exatamente o que querem e o que podem fazer”, finalizou.