Mais de mil e quatrocentos estudantes do Piauí realizam a 2ª fase do 36ª Exame da OAB

11 de dezembro de 2022 às 17:41h

Cerca de 1.432 candidatos realizaram a etapa prático-profissional do 36º Exame de Ordem Unificado, no Estado do Piauí, neste domingo (11/12). A aplicação das provas foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí.

A prova foi realizada no Centro Universitário Santo Agostinho (sede e anexo), em Teresina. Além da capital, as cidades de Parnaíba, Picos e Floriano, funcionaram como pólos regionais de aplicação.

O coordenador nacional do Exame de Ordem e presidente da Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, avaliou os trabalhos desenvolvidos em todo o Brasil. “O certame ocorreu dentro da normalidade e com uma grande participação dos estudantes que foram aprovados na primeira fase do Exame. A OAB, como de costume, ofertou uma estrutura receptiva e profissional para o sucesso de mais uma etapa”, destacou.

FORMAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS

A Professora e Conselheira Federal da OAB-PI, Isabella Paranaguá, presente na aplicação da prova, pontuou a responsabilidade da OAB no processo de qualificação e formação de novos profissionais, sobretudo neste último Exame de Ordem do ano de 2022.

“A OAB se preocupa em recepcionar esses futuros advogados e futuras advogadas. Além disso, mostra também que qualifica a advocacia e se preocupa com o ensino superior de Direito, de qualidade”, afirmou.

O presidente da Comissão do Exame da Ordem da OAB-PI, Santiago Holanda, que aplicou a prova em Teresina, destacou a qualidade do certame realizado neste domingo (11/12). “A aplicação da segunda fase do Exame de Ordem é o momento da chancela, da coroação para o acesso aos quadros da nossa OAB. Hoje é a data da concretização de sonhos, do alcance de metas e da recompensa do estudo. Desejamos uma excelente prova”, disse.

APLICAÇÃO

Além de Teresina, membros da Comissão de Estágio e Exame de Ordem aplicaram as provas nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano.

O Exame é anualmente organizado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), coordenado pelo piauiense Celso Barros, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ocorre em todo o país.

Estiveram presentes na aplicação da prova em Teresina: Thiago Carcará, diretor-geral da ESA-PI; Raíssa Mota, Conselheira Seccional; Pedro Marcelo, secretário-geral da Comissão de Estágio e Exame de Ordem; Laísa Leal, presidente da Comissão da Jovem Advocacia; Amanda Sabino, vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia; Lucas Lira, Conselheiro do CEJA; Isabella Martins, secretária-geral da Comissão da Jovem Advocacia; Letícia Napoleão, secretária-geral da Comissão OAB na Universidade.