Mais de 1200 candidatos realizaram a 2ª fase do XXXIV Exame de Ordem Unificado

25 de abril de 2022 às 10:12h

Neste domingo (24/04), mais de 1.200 bacharéis e estudantes de Direito das cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos realizaram a 2ª fase do XXXIV Exame de Ordem Unificado (EOU). O Exame foi realizado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em todo o país, simultaneamente.

Tanto na capital quanto no interior, os representantes das Comissões de Estágio e Exame de Ordem, Jovem Advogado, e o Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA) acompanharam a etapa prático-profissional do Exame de Ordem.

O Coordenador Nacional do Exame de Ordem e presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, falou sobre a importância do certame. “O Exame de Ordem é a porta entrada para a OAB. A nossa instituição está de portas abertas para recepcionar os futuros advogados que, com certeza, obterão aprovação no Exame realizado hoje”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Santhiago Holanda, acompanhou a aplicação da prova. “Convido todos, quando aprovados, para participarem das Comissões que são o pulmão da nossa casa, elas que pulverizam o ar democrático que a OAB exala para a sociedade”, comentou.

Em Teresina, as provas foram aplicadas no Centro Universitário Santo Agostinho (Sede e anexo). Em Picos, no Instituto Monsenhor Hipólito. Já em Floriano, os candidatos realizaram a prova no Polo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). No município de Parnaíba, as provas foram aplicadas na Faculdade Maurício de Nassau.

COMISSÃO DEU APOIO AOS CANDIDATOS

A vice-presidente da Comissão, Yaponira Rodrigues, afirma que esse momento de recepção e orientação é importante para dar suporte aos candidatos.

“Sabemos que a segunda fase é um momento delicado e os candidatos geralmente estão muito tensos. A Comissão vem para tranquilizar os examinandos para fazer com que eles se sintam mais seguros e acolhidos, trazendo palavras de incentivo. Muitos estão cansados e sobrecarregados e nós buscamos trazer um conforto e uma motivação a mais nesses momentos finais”, relatou a advogada.

CONHEÇA A HISTÓRIA DOS CANDIDATOS

A OAB Piauí se deparou com histórias marcantes durante a entrada dos candidatos nos locais de prova, a exemplo da candidata Ana Francisca Lustosa, que se formou em 2017. Ela conta que já realizou o Exame inúmeras vezes. “Minha história é longa e tantas provas sem conseguir êxito só enriqueceu meus conhecimentos. Hoje eu sei por que não passei nas outras provas, porque eu tinha que botar meu filho para passar primeiro, ele estava desistindo. Ele passou no 33º Exame e agora é a minha vez. Eu tenho muita fé que dessa vez eu vou passar e vocês vão ver o meu nome na lista dos aprovados”, declarou emocionada.

Raquel Araújo de Sousa, de 23 anos, sente- se confiante para a segunda fase do Exame. Ela afirma que seu processo de preparação para a prova foi suficiente para ser aprovada logo na primeira vez realizando o Exame. A futura advogada falou sobre as suas expectativas para o exercício da advocacia.

“Quem acabou de sair da universidade não sabe como é o mercado de trabalho, mas eu creio que vou ser boa na profissão que escolhi. Espero ser bem-sucedida. Aqui é só o primeiro passo para a construção da minha carreira”, comentou.

O analista de sistemas, Francisco de Assis Pinheiro, 55 anos, conta que essa é a quarta vez realizando o Exame e que a advocacia é seu grande sonho. “Dessa vez estou muito bem-preparado. Eu estudei muito e estou muito confiante. A advocacia é meu desejo, minha vontade, tudo que eu quero”, disse.

João Victor Nunes de Carvalho, 23 anos, conta que é a segunda vez realizando o Exame, mas que suas expectativas são as melhores. “Minha preparação foi muito concisa e tranquila. O tempo foi meu maior inimigo na primeira vez que fiz a prova, mas agora me sinto preparado e vou conseguir êxito”, afirmou.

A aprovação no exame é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como Advogado(a) e pode ser prestado por Bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.