Julho é das mulheres negras: evento da OAB Piauí exalta a luta da mulher negra e lança livro sobre protagonismo feminino

28 de julho de 2022 às 12:33h

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, promoveu, na noite desta quarta-feira (27/08) o evento “Julho é das mulheres negras”. Em parceria com a Caixa de Assistência ao Advogado (CAAPI) e a Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI), o encontro é uma alusão do Dia Internacional da Mulher Latino-americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho.

Na oportunidade, a presidente em exercício da OAB Piauí, Daniela Freitas, falou sobre sua trajetória de lutas e lançou o livro “Mulheres negras: protagonismo feminino, trajetórias e desafios”.

“O artigo que eu escrevi,  que tem como coautoras Geloese Gomes e Carla Figueira, é exatamente sobre uma temática que envolve todo um estudo de pesquisa e de reconhecimento feito por Sueli Rodrigues e a carta deixada por Esperança Garcia, que foi a primeira mulher negra advogada do Piauí. Nesse artigo, eu falo sobre direitos humanos, falo sobre quem foi Esperança Garcia e sobre a representatividade dela”, pontou a advogada.

Daniela Freitas acrescenta que se sente honrada em lançar esse livro em um evento tão importante. “Estou muito feliz em fazer o lançamento desse livro que iniciamos em 2020 e tinha sido lançado apenas de forma virtual, nesse evento que simboliza a luta e a força das mulheres negras. Esse livro contém vários artigos de extrema relevância sobre o tema e, eu convido todas as advogadas e advogados a ler e se aprofundar sobre a temática”, ressaltou.

Beatriz Sousa, presidente da Comissão da Mulher Advogada e organizadora do evento, falou sobre as lutas das mulheres negras e os avanços da sociedade. “Mais da metade da população de mulheres brasileiras é negra. E essa maioria, além de enfrentar uma sociedade patriarcal e machista, tem que lidar com uma sociedade racista. Todo esse cenário é resultado de uma cultura preconceituosa que nunca deveria ter existido e é preciso que as instituições tragam a tona esse debate com o intuito de fortalecer e apoiar cada vez mais a luta da mulher negra”, destacou a advogada.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada falou ainda sobre os assuntos que foram expostos pelas palestrantes. “Nesse evento, debatemos sobre temas de extrema relevância que foram conduzidos por grandes mulheres. Aprendemos com elas e nos inspiramos em suas lutas, força e protagonismo”, acrescentou Beatriz Sousa.

HOMENAGENS

Na oportunidade, foram feitas homenagens a Maria Sueli Rodrigues de Sousa, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), líder política, advogada e pesquisadora da ciência do Direito.

A advogada Carmem Ribeiro falou sobre a recente perda de uma mulher tão importante. “Perdemos uma grande mulher negra justamente na semana do Dia Internacional da Mulher Latino-americana e Caribenha. Ela resgatou a nossa memória quando trabalhou no dossiê da Esperança Garcia e quando ela batalhou arduamente para que essa mulher negra fosse reconhecida”, ressaltou a advogada.

O evento também contou com palestra da advogada e presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí, Noélia Sampaio que debateu sobre temas importantes relacionados ao racismo no mercado de trabalho.  A professora apresentou um painel com dados que mostram que os negros estão em desvantagem numérica em vários campos, como mercado de trabalho, assistência médica, acesso à água tratada e ao esgotamento e, por consequência, possuem menor expectativa de vida.

A realização do evento foi em conjunto com as Comissões de Igualdade Racial, da Verdade e Escravidão Negra no Brasil, de Direitos Humanos e de Apoio à Vítima de Violência.

Compuseram a mesa de honra, Daniela Carla Gomes Freitas; a secretária municipal de políticas públicas para mulheres, Gabriela Rodrigues; o ex-presidente da OAB-PI, Álvaro Mota; a conselheira federal da OAB, Isabella Paranaguá; o conselheiro federal da OAB, Einstein Sepúlveda; o diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará; a presidente da Comissão de Promoção Social à Cidadania, Maria da Conceição Carcará; a advogada Natália Silva Cardoso; a advogada Carmem Ribeiro, entre outros representantes da Ordem e convidados.