17 de abril de 2024 às 12:13h
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Comissão Nacional da Advocacia Jovem, realizou em Bonito (Mato Grosso do Sul), nos dias 10, 11 e 12 de abril, a IV Conferência Nacional da Jovem Advocacia. O evento reuniu participantes e representantes da Jovem Advocacia de todas as regiões do Brasil.
A Jovem Advocacia piauiense foi representada no evento pelos Advogados Gláuber Vasconcelos, Presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Laisa Leal, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Kaio Sampaio, Diretor do Núcleo de Apoio à Advocacia, e Amanda Sabino, vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Piauí.
O evento teve como foco o diálogo sobre as perspectivas profissionais e os desafios do início de carreira na advocacia. A programação contou com diversas atividades, como palestras, debates e workshops. O objetivo foi promover o conhecimento e o aprimoramento profissional da Jovem Advocacia, além de fortalecer o compromisso da Advocacia com a sociedade brasileira.
PIAUÍ NO IV CNJA
O Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Marcus Nogueira, ressaltou que o evento se deu em observância ao Plano Nacional de Apoio e Valorização (Provimento n. 162/2015 do CFOAB), ratificando o caráter de importância da advocacia no início de carreira e na valorização da classe. “Um momento para proporcionar conhecimento e aprimoramento profissional e fortalecer o compromisso da advocacia com a sociedade brasileira”, acrescentou o Diretor-Tesoureiro.
Já o Advogado Gláuber Vasconcelos pontuou que a IV Conferência Nacional da Jovem Advocacia foi um evento que marcou um novo momento para a advocacia jovem brasileira. “As propostas e ações da conferência contribuirão para fortalecer a profissão e para garantir um futuro mais promissor para os jovens advogados e advogadas do Brasil,” afirmou Vasconcelos
A Presidente da CJA, Laisa Leal, relatou que a Conferência proporcionou um espaço para que os jovens Advogados e Advogadas pudessem discutir os desafios e oportunidades que enfrentam no início da carreira. “Eu como jovem Advogada me senti ouvida, representada em um ambiente de aprendizagem com os nossos pares,” destacou Leal, que participou do Painel 11 sobre “Novas Tendências do Direito Processual Penal” na Conferência.
.
“Este evento marcou toda a Jovem Advocacia. Foi um prazer indescritível participar dessa Conferência e perceber o quanto a nossa classe é muito bem representada pelos jovens Advogados e Advogadas que estão na linha de frente na defesa dos Direitos dos cidadãos. Estaremos juntos na luta pela valorização da Jovem Advocacia, o NAAD continuará firme e forte para que a nossa classe seja ainda mais célere,” ressaltou Kaio Sampaio.
A Advogada Amanda Sabino ressaltou que A Conferência foi um evento enriquecedor em todos os âmbitos. “Tivemos a oportunidade de vivenciar um momento único e que com certeza ficará marcado em nossos corações. Sentir a euforia da nossa Advocacia Jovem foi crucial para retornamos ao Piauí recarregados e cheios de novas ideias. Seguimos juntos na defesa da Advocacia Jovem,” ressalta a Advogada.
Plano de Valorização da Advocacia Associada
O Plano de Valorização da Advocacia Associada visa alavancar a carreira de jovens advogados em parceria com escritórios de advocacia. Por iniciativas como a Campanha “Número de Inscrição não define Competência”, a Feira de Oportunidades e a criação da “Comenda Mérito da Jovem Advocacia Brenda dos Santos Oliveira”,
O plano de 4 tópicos busca promover a valorização profissional e dos honorários, a pratica em audiências e a representatividade institucional, além de garantir que os jovens advogados tenham acesso às ferramentas e ao apoio necessários para construir uma carreira sólida e bem-sucedida, contribuindo para o fortalecimento da advocacia brasileira.