Em reunião do CONADE, OAB Piauí trata de melhorias para pessoas com Deficiência no transporte público da Capital

12 de fevereiro de 2020 às 19:13h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD), participou da reunião ampliada do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (CONADE), nesta quarta-feira (12). A reunião, que foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), tratou sobre as melhorias no sistema de transporte da capital.

“Recebemos denúncias de que os passes dos usuários estavam sendo bloqueados indiscriminadamente e, a partir disso, trouxemos a pauta para debater no Conselho Municipal. A nossa Comissão conduziu toda a reunião e buscamos soluções aos pleitos apresentados. Dessa forma, eliminando os pontos negativos, buscamos que o sistema de passe livre municipal para as pessoas com deficiência seja cada vez melhor”, destacou o Presidente da CDDPD, Joaquim Santana.

Para o Presidente do CONADE, Antenilton Marques, a reunião foi relevante. “Tivemos uma reunião proveitosa, pois discutimos o acesso das pessoas com deficiência ao transporte público. Diversas entidades que representam as pessoas com deficiência estiveram presentes, isso é muito significativo. Creio que após as discussões encaminhamos todos os pontos da melhor maneira possível. Nosso próximo encontro será no dia 04 de março, seguiremos buscando melhorias para as pessoas com deficiência”, pontuou.

“O abuso de motoristas e cobradores dentro do sistema de transporte público também foi um ponto que pedimos que fosse visto pelo órgão. Diante disso, solicitamos capacitações para melhor acolher os usurários do serviço público. Além disso, discutimos a captura da imagem dos transportes, visto que as pessoas com deficiência se sentem prejudicados pela altura das câmeras. Esperamos que o SETUT dê resolutividade as essas demandas”, destacou a Gerente Proteção Social Básica da SEMCASPI, Kânia Britto.

Segundo a Coordenadora executiva do SETUT, Ítina Cristina, a presença na reunião visa ouvir o lado dos passageiros. “O intuito é aparar as arestas sobre as questões da utilização devidas e indevidas das gratuidades. O SETUT, de maneira nenhuma, tem o interesse de conluir direitos de quem de fato tem, mas entendemos ser necessário fiscalizar a correta utilização. Para nós é importante ouvir o outro lado, para que possamos chegar a um consenso”, disse.

Também estiveram presentes os representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT), da Associação dos Cadeirantes de Teresina (ASCANTE) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).