Elizabeth Aguiar, decana da Defensoria Pública do Piauí, é homenageada na exposição ‘Pioneiras’

8 de setembro de 2022 às 19:10h

A exposição “Pioneiras”, organizada pelo Governo do Estado, homenageia a defensora pública do Estado do Piauí, Elizabeth Memória Aguiar. Elizabeth tem o legado relembrado no fortalecimento dos serviços de amparo aos mais humildes ao longo da trajetória como servidora pública.

Nasceu no Ceará, em 1949, mas adotou o Piauí como sua terra desde 1970. Após assumir o cargo de Defensora Pública em 1980, criou a Associação dos Defensores do Piauí e lutou pela inclusão da Defensoria Pública na Constituição Federal de 1988.

Foi Conselheira Seccional, professora da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI) e presidente da Comissão de Assistência Judiciária da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. Em 2002, foi nomeada para o cargo de Procuradora-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí, tornando-se a primeira mulher a ter o cargo a nível de Secretaria do Estado.

“Até me surpreendi com essa homenagem. Continuo trabalhando, com o mesmo zelo, não me aposentei, com mais de 42 anos de serviços na defensoria. Isso tudo não me dá só pioneirismo, como também vanguarda, porque eu sempre olhei muito mais à frente do meu dia a dia, sempre procurei dar dignidade às pessoas mais carentes”, revelou Elizabeth Aguiar.

Para ela, não basta realizar seu ofício de forma exemplar, é preciso ir além. “A defensoria foi o caminho que encontrei para mostrar para o povo aquilo que se pode fazer pelo outro. Porque não vale a pena você só ter competência no seu trabalho, mas tem que entender e se colocar no lugar do outro para cumprir melhor a sua missão”, concluiu a defensora pública.