Delegação do Piauí integra abertura da III Conferência Nacional da Mulher Advogada

5 de março de 2020 às 19:01h

Igualdade, Liberdade e Sororidade. Com essas bandeiras, teve início a III Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Fortaleza-CE, nesta quarta-feira (05). Reunindo mais de 2 mil advogadas e advogados de todo o País, a Conferência de Abertura foi ministrada pela Conselheira Federal e única mulher Medalha Rui Barbosa, Cleá Carpi, e pela Ex-Presidente da Ordem dos Advogados de Paris, Marie-Aimée Peyron.

O Piauí esteve prestigiando o evento, representado pela bancada composta por 70 mulheres, dirigentes da Seccional, das Subseções, da CAAPI, ESA Piauí, Conselheiras Federais e Seccionais, jovens conselheiras e representantes das Comissões Temáticas.

A Conferência Nacional da Mulher Advogada tem o objetivo de levantar as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, afirmou que recusar a igualdade de direitos às advogadas é negar justiça à metade da advocacia brasileira. “Na nossa conferência nacional, em novembro, teremos paridade nos painéis e palestras, com participação efetiva das mulheres nos nossos espaços de discussão e decisão. Esse é um símbolo desse processo de transformação na OAB, onde as mulheres não estão ganhando nada, mas sim conquistando, por seus esforços, os seus espaços. Apesar das dificuldades, sei que na história do Brasil, a OAB, toda vez que foi chamada, foi vitoriosa na sua trajetória. Espero que esse seja um encontro de muito trabalho, que reflita na vida das mulheres advogadas e de todas as mulheres brasileiras”, afirmou Felipe Santa Cruz.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Daniela Borges, destacou o legado de lutas das mulheres advogadas no Brasil e a importância dos direitos já conquistados. “Nós, mulheres e mulheres advogadas, somos herdeiras de um legado que nos foi deixado por todas as mulheres que, vindo antes de nós, travaram grandes batalhas, para que estivéssemos exatamente nessa quadra da história. Quadra com desafios imensos e próprios do nosso tempo, mas na qual também usufruímos de direitos conquistados com sangue, suor e lágrimas das gerações que nos antecederam”, afirmou.

Prestigiando o evento, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, frisou sobre o valor de se promover eventos desse porte para reunir as advogadas e os advogados de todo o país em torno de temas tão relevantes para Advocacia brasileira. “Essa Conferência é um evento que se faz necessário no sistema OAB. Um evento que reúne a advocacia brasileira, notadamente a mulher advogada, e que permite o desenvolvimento de tantos centros de debate sobre a igualdade de gênero e a importância do fortalecimento da mulher na política e na sociedade. A bancada do Piauí se faz presente para somar forças e levantar a bandeira da união e da igualdade de direitos”, assegurou o Presidente.

Ressaltando o valor do evento para a advocacia feminina brasileira, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, falou da sua felicidade em participar da Conferência. “Estamos honrosos em participar da III Conferência Nacional da Mulher Advogada, por meio da delegação Esperança Garcia. Somos 70 mulheres advogadas para discutir os avanços da advocacia feminina em todo o Brasil”, disse.

Anfitriã do evento, a vice-presidente da OAB-CE, Vládia Feitosa, defendeu que a luta das mulheres e pelas mulheres deve ser incessante enquanto as oportunidades e os recursos necessários à igualdade não estiverem disponíveis para que todas possam realizar plenamente suas capacidades na vida profissional política e social.

“São inúmeras as barreiras sociais e culturais que nos impedem de atingir nosso potencial, ter voz e ocupar os espaços de fala, decisão e poder. Os dados apontam que as mulheres ganham menos pelos mesmos trabalhos realizados pelos homens, estão mais sujeitas à violência doméstica e ainda desempenham múltiplas jornadas. Por isso mesmo, continua sendo necessário discutirmos problemáticas afeitas à realidade da mulher, que permanecem na invisibilidade, ensejando a falsa concepção de que o tempo se encarrega de resolvê-las, prescindindo de interferências sociais, legais e institucionais para sua melhoria”, afirmou Vládia Feitosa.

Participação da mulher na política

Representando a bancada do Piauí, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Dalva Fernandes, foi a relatora do Painel 2 “A Participação da Mulher na Política”. O Painel debateu as cotas de gênero, o parlamento brasileiro, e as perspectivas da representação feminina nas eleições 2020.

Integraram o Painel a Conselheira Federal da OAB e Presidente da Comissão Especial de Estudo e Reforma Política, Luciana Nepomuceno; a Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Silvia Cerqueira e a advogada Luciana Lossio. A Membro da Consultora da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Claudia Sobreiro, foi a presidente de mesa.

O Painel teve ainda como debatedoras a Deputada Estadual e Procuradora Especial da Mulher do Estado do Ceará, Augusta Brito; e a Deputada Estadual e representante do Movimento Mulheres no Legislativo, Erika Amorim.

Ao longo desta sexta-feira (06) serão realizados dezenas de painéis,
palestras, workshops e atividades, no Centro de Eventos de Fortaleza, para debater e discutir as questões referentes às mulheres na advocacia e na sociedade.