Curso de Campanha Eleitoral para Mulheres reúne público do Piauí e Maranhão

1 de fevereiro de 2020 às 20:26h

Com temáticas voltadas ao trabalho com a publicidade e propaganda, gestão de campanha, liderança, propaganda eleitoral, aspectos jurídicos e o empoderamento feminino em campanhas eleitorais, o I Curso de Campanha Eleitoral para Mulheres – Eleições 2020 foi encerrado na noite deste sábado (01). Com a presença de dezenas de mulheres do Piauí e Maranhão o evento foi um sucesso.

A jornalista Karina Matos; o CEO da Essent Jus, Guilherme Sturm; e a fundadora do Observatório de Candidaturas Femininas, Valéria Paes Landim, ministraram palestras com dinâmicas e reflexões do que é uma campanha eleitoral e como entrar com reais condições de disputa em uma campanha, em seus diversos aspectos.

“É uma felicidade muito grande nesse segundo dia de curso ver a interação, o resultado que nós estamos construindo. Fizemos uma revisão do que foi falado na aula inaugural pela assistente de Programas da ONU Mulheres no Brasil, Juliana Maia, que mostrou o que é a perspectiva global da presença feminina na política”, explicou a idealizadora do Observatório de Candidaturas Femininas, Valéria Paes Landim. “Em nome da OAB Piauí posso afirmar que o que estamos buscando é aumentar o número de mulheres candidatas e mais assentos na cidade de Teresina e todo o estado do Piauí”, finalizou.

Para a empreendedora Adriana Marques, que atua há 20 anos como líder comunitária, o projeto foi sensacional, porque trouxe contribuições para que as mulheres tenham vez e voz na política. “Acredito que é apenas um passo para tenhamos, de fato, uma equidade entre homens e mulheres nesse campo. Nós somos cidadãs, acima de tudo, e precisamos ocupar esse espaço também”, garantiu.

A importância do planejamento de campanha, do registro e de que forma as mulheres podem articular a sua candidatura dentro dos partidos também foram assuntos trabalhados durante todo o sábado.

“Falamos também da comunicação política e que forma elas possam se descobrir enquanto protagonista desse processo na campanha eleitoral, como pedir voto, como se articular com seu eleitorado e com as lideranças. Outro tema que achamos pertinente alertar foi a questão das candidaturas fictícias, para que essas mulheres não caiam em situações e armadilhas como essas e que não se deixem usar para eleger candidaturas masculinas.

O evento foi prestigiado pela Ouvidora-Geral da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin; pela Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes; pela Ouvidora de Gênero da OAB Piauí, Justina Vale; e pela Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, Juliana Paz.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba