Conselho Pleno delibera sobre alteração do Regimento Interno do TED e prestação de contas da OAB Piauí, CAAPI e Subseções de 2018

28 de fevereiro de 2020 às 17:48h

Debatendo diversas pautas em prol da Advocacia, foi realizada, na tarde dessa quinta-feira (27), mais uma Sessão Ordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. A Sessão reuniu a diretoria da OAB Piauí, Conselheiros Titulares e Suplentes, Conselheiros Federais da OAB e Diretoria da CAAPI para tratar de propostas de alteração/emendas ao regimento interno do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Piauí e da prestação de contas da Seccional, da CAAPI e das Subseções, referente ao ano de 2018.

Conduzindo a Sessão Ordinária, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, ressaltou que a presença dos Conselheiros é de extrema importância para debater temas relevantes em prol da Advocacia e do fortalecimento da entidade. “Estivemos reunidos com o intuito de discutir pautas de interesse da nossa instituição, como a alteração do Regimento Interno do TED e a prestação de contas da OAB Piauí (gestão 2016/2019). O Conselho Pleno tem valorosas funcionalidades no sentido de guiar da melhor forma as proposituras desta Seccional”, ressaltou.

Sobre a proposta de alteração ao Regimento Interno do TED da OAB Piauí, o relator do processo, Conselheiro Rômulo Silva Santos, informou que as alterações são necessárias para aprimorar o sistema do Tribunal.

“Muito importante as alterações realizadas no regimento para que membros do TED não necessitem ser membros do Conselho, como também acompanhando a Lei n° 13875/19, os membros do Tribunal possam ser compostos por advogados(as) com menos de 5 anos. Também de tamanha relevância foi a criação da 5° Turma, a qual será competente em processar e julgar procedimentos éticos disciplinares por inadimplência de contribuições, multas e preços devidos à OAB, dando mais vazão e celeridade aos procedimentos que tramitam no TED”, explicou o relator.

Também esteve em pauta durante a Sessão, a prestação de contas da OAB Piauí, da CAAPI e das Subseções, referente ao ano de 2018. Segundo o relator, Conselheiro Tiago Vale de Almeida, após apresentar seu relatório, o Conselho Pleno aprovou as contas, com ressalva, da OAB gestão 2018. “As contas da OAB Piauí e da CAAPI foram aprovadas com ressalvas, visto que não houve dolo ou apropriação de recursos da OAB. Já as contas das Subseções foram aprovadas sem qualquer ressalva”, finalizou.