Conselho Nacional de Justiça promove XVII Semana Nacional da Conciliação de 7 a 11 de novembro de 2022

6 de outubro de 2022 às 19:17h

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil integra o grupo de entidades parceiras na promoção da XVII Semana Nacional da Conciliação: “menos conflitos, mais recomeços”, com o objetivo de estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios. Os serviços serão ofertados no período de 7 a 11 de novembro de 2022 em todo o território nacional.

A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

“Ressalta-se a importância da conscientização e da motivação dos advogados como agentes fundamentais para o fortalecimento dos métodos de tratamento adequado dos conflitos e enquanto promotores da cultura da paz”, destaca o Conselheiro Federal da Ordem e presidente da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues.

O Conselho Nacional de Justiça cita que os serviços possibilitam ao cidadão a resolução de processos jurídicos que durariam anos e, assim, novos recomeços com o êxito do acordo de conciliação. O objetivo é resolvê-lo em menos tempo, com menos burocracia, assegurando o direito das partes e a questão resolvida.

Neste ano, a XII edição do Prêmio Conciliar é Legal inaugurou a Categoria Advocacia, na qual serão premiados procedimentos e rotinas desenvolvidas individualmente ou em escritórios advocatícios que facilitem e promovam meios autocompositivos de conflitos.