Comissão da OAB Piauí realiza visita à Associação Beneficente: “Atendimento jurídico e acesso à informação”

30 de maio de 2022 às 9:20h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, realizou uma visita à Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA) neste sábado (28/05). A Associação acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade e em parceria com a Ordem está promovendo ações que beneficiam esses cidadãos.

Tiago Vale, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, afirma que o intuito da visita é escutar individualmente as necessidades de cada um. “Hoje vivem aqui na pastoral cerca de 30 pessoas e estamos realizando essa visita para trazer um pouco mais de dignidade a elas. Trouxemos um grupo de membros voluntários da Comissão e vamos fazer um atendimento jurídico para todos”, declarou o advogado.

Para Isabel Oliveira, coordenadora administrativa da ABESPA, a parceria com a OAB Piauí é muito importante. “A Associação é sociedade civil que trabalha em defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. Nossa equipe tem um serviço social que só consegue chegar a um certo limite. Então, essa colaboração vai permitir que trabalhemos essas partes específicas do judiciário. A presença dos advogados vai ajudar bastante”, pontuou.

Afonso Junior, vice-presidente da Comissão entende que um trabalho que envolve a população carente é de grande valia. “Estamos garantindo o acesso à justiça, às informações. Não só informações jurídicas, mas informações como um todo. Eu acredito que esse trabalho pioneiro da Comissão vai perdurar e nós vamos consegui resolver todas as pretensões que nos forem apresentadas”, afirmou.

Para a secretária da Comissão, Tamyres Costa, essas ações são importantes pois oferece visibilidade àqueles que estavam invisíveis. “É uma questão de direitos. A Comissão tem o objetivo de trazer essas pessoas para a visibilidade. Faremos uma palestra sobre os direito de cada um e queremos mostrar que, como qualquer pessoa, os acolhidos da associação tem dignidade e terão seus direitos garantidos”, pontuou a advogada.