Comissão da OAB-PI e CEJA realizam vistoria no Juizado Especial Norte 2 Buenos Aires e no anexo do bairro Santa Maria

12 de maio de 2022 às 15:32h

A Comissão de Relação com o Poder Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, e o Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), realizaram uma vistoria ao Juizado Especial Norte 2, localizado no bairro Buenos Aires, e em seu anexo no bairro Santa Maria, nesta quarta-feira (11/05). Solicitações da advocacia foram apresentadas para a juíza auxiliar Gláucia Mendes e para os servidores.

Segundo a juíza, o Juizado Sede alcançou o quantitativo mínimo de servidores das unidades judiciárias (lotação paradigma), e está recebendo apoio da secretaria remota do Tribunal.

“Os atendimentos têm acontecido de forma presencial ou virtual com número de Whatsapp disponibilizado no Balcão Virtual. Atualmente, há um acervo de 1.094 processos cíveis. Além disso, as audiências estão sendo agendadas para novembro de 2022 e os processos que foram conclusos em novembro de 2021 já estão sendo sentenciados” pontuou a juíza.

O presidente da Comissão, Thiago Brandim, também destacou os pontos importantes da vistoria na dinâmica de funcionamento do anexo do bairro Santa Maria. “Neste caso, a equipe é composta por quatro servidores e um estagiário, sendo relatada a falta de um servidor para a secretaria. Assim como no Juizado Anexo, os atendimentos estão acontecendo de forma presencial ou virtual, pelo Balcão Virtual, Whatsapp e telefone fixo. Tudo para gerar maior celeridade aos advogados e advogadas”, disse.

“Constatamos também a falta de computadores para servidores, contudo foi estabelecida a possibilidade de que, no final da reforma, mais um computador seja disponibilizado. Ainda com relação ao anexo Santa Maria, o acervo de processos ativos é de 1.395, dos quais os conclusos em dezembro de 2021 já estão sendo sentenciados. Quando questionados sobre as audiências de instruções, nos foi repassado que essas já estão agendadas para o próximo ano”, concluiu o presidente do CEJA, Allex Castro.

Os representantes foram recebidos pelos servidores: Antônia Iza da Silva e Daniel Silva Nunes. Participaram da vistoria os membros da Comissão, advogados Francisco Soares e Thiago Monthiere, e Conselheira do CEJA, Liza Tajra.