Comissão da OAB-PI apresenta demandas e solicita melhorias à advocacia na Secretaria Unificada de Família

15 de março de 2024 às 18:00h

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, estiveram reunidos com a coordenação da Secretaria Unificada de Família para discutir a prestação de serviços da instituição à advocacia e apresentar os resultados da pesquisa realizada pela Comissão de Direito das Famílias e Sucessões. O encontro aconteceu na última quinta-feira (06/03).

A presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, Ana Leticia Arraes, destacou que o encontro faz parte do trabalho desenvolvido pela Comissão em busca de melhorias para os profissionais que atuam na área. “Estamos sempre visando o diálogo entre as instituições, ouvindo a advocacia e os servidores para podermos buscar soluções vantajosas para ambos”, falou.

A secretária-geral da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, Isabella Martins e a Conselheira Federal da OAB-PI e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Piauí, Isabella Paranaguá, também estiveram presentes no encontro.

DEMANDAS EM PAUTA

Na oportunidade, foram discutidas as principais demandas da advocacia que atua no Direito de Família, como a demora na realização dos processos, intimações e confecção de documentos. Essas demandas forma trazidas até a Comissão pelos Advogados e Advogadas, por meio de uma pesquisa on-line aplicada pela Comissão nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Durante a reunião os coordenadores da Secretaria explicaram que o aumento no tempo de espera por um processo aconteceu por conta de uma diminuição temporária na equipe de servidores. A equipe se comprometeu a trabalhar em uma solução para a diminuição dos prazos de espera, visando uma maior celeridade na conclusão dos pleitos.

Os servidores também destacaram a importância da Advocacia verificar o cumprimento adequado de todas as etapas do processo, antes de solicitar a conclusão. Solicitaram ainda que os pedidos de homologação de acordos estejam especificamente identificados ao serem anexados no sistema, para que eles possam ser encaminhados à caixa de urgência da Secretaria Unificada de Família e resolvidos com maior celeridade.