Celso Barros é homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral nos 90 anos do TRE-PI

24 de fevereiro de 2022 às 15:43h

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, foi homenageado na solenidade de comemoração dos 90 anos da Justiça Eleitoral. Barros recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral do Piauí, a mais alta condecoração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em solenidade na manhã desta quinta-feira (24/02).

O evento comemorativo foi conduzido pelo presidente, desembargador José James Gomes Pereira. Celso Barros proferiu discurso de honra e agradecimento em nome de todos os homenageados com a honraria grau ouro da Corte.

“A medalha foi criada com o objetivo de reverenciar autoridades brasileiras e internacionais, pessoas que prestam relevantes serviços ao estado, ao Brasil e ao mundo. Celso Barros preside a Ordem dos Advogados e integra conosco a Academia Brasileira de Direito, com muita dignidade e com muita presteza a sociedade piauiense”, destacou o desembargador José James.

Em seu discurso, Celso Barros destacou o papel fundamental da Justiça Eleitoral para a democracia. “Celebramos também o direito ao voto feminino. E aqui, destaco a presença das mulheres na Corte Eleitoral, à frente das instituições, liderando os anseios políticos do eleitorado brasileiro. Enquanto eleitores, temos certeza que a Justiça Eleitoral continuará cumprindo o seu papel, fazendo das eleições brasileiras o oxigênio da democracia e um dos verdadeiros instrumentos de mudanças ou de afirmação de políticas partidárias. O voto é aquilo que nos igualo enquanto cidadãos”, afirmou.

IMPORTÂNCIA DA MEDALHA DO MÉRITO ELEITORAL

A honraria tem como objetivo agraciar pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado serviços relevantes à Justiça Eleitoral, ou que tenham contribuído para o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral, constituindo exemplos para a coletividade. A medalha foi instituída pela Resolução TRE-PI nº 221, de 27 de setembro de 2011, e compreende dois graus, denominados Classe Ouro, Classe Especial e Classe Prata.

Também presentes a homenagem, o Diretor Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga, Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI, Deputado Estadual Themístocles Sampaio Pereira; o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí – TJ/PI, Desembargador José Ribamar de Oliveira (homenageado); Presidente da Associação dos Magistrados do Piauí – AMPAPI, Leonardo Brasileiro; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Piauí – OAB/PI, Celso Barros Coelho Neto (homenageado); Presidente do Tribunal Regional do Trabalho-TRT–22ª Região, Desembargadora Liana Ferraz de Carvalho (homenageada); Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE, Conselheira Lílian de Almeida Veloso Nunes Martins (homenageada); Conselheiro do TCE, Joaquim Kennedy Nogueira Barros (homenageado); e o Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis.