Acesse a Cartilha das Prerrogativas da Advocacia da OAB Piauí

16 de outubro de 2019 às 13:26h

Levar a mensagem de respeito e de combate às violações das prerrogativas dos profissionais da advocacia é uma das bandeiras da Seccional Piauí. Nesse sentido, a OAB Piauí lançou a Cartilha das Prerrogativas dos Advogados e vem realizando um trabalho de divulgação desse instrumento de defesa da Classe.

A Cartilha foi pensada para ser mais uma forma de disseminar a importância do respeito às prerrogativas, além de também ser um instrumento de esclarecimento sobre o que são as prerrogativas da advocacia. O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destaca que as prerrogativas são garantias fundamentais ao pleno exercício profissional do(a) advogado(a).

“Longe de configurarem privilégios, as prerrogativas são direitos indispensáveis para que o advogado(a) possa patrocinar, com independência, todas as situações que lhe são submetidas, resguardando a defesa intransigente dos direitos dos cidadãos. Na Seccional Piauí, a Comissão de Defesa das Prerrogativas é formada por membros voluntários que dedicam parte do seu tempo de trabalho à causa das prerrogativas da advocacia, promovendo a representação e defesa dos profissionais de todo Estado.

Agora, temos mais um instrumento de divulgação. De forma clara e acessível, a cartilha aborda conceitos e definições sobre as prerrogativas, além de também trazer a importância de defendê-las”, ressalta o Presidente da OAB Piauí.

Para o Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB Piauí, Marcus Nogueira, a Cartilha visa reforçar e combater o desrespeito e as violações as Prerrogativas que ocorrem no Piauí.

“A Cartilha das Prerrogativas é fruto de um trabalho com o objetivo de informar as ações da Comissão e esclarecer as principais dúvidas sobre as Prerrogativas. A ideia da cartilha é que ela seja um verdadeiro manual ao advogado militante para conhecer a fundo os seus direitos. Por isso, o conteúdo é detalhado e foi elogiado pela Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal durante a Caravana Nacional das Prerrogativas realizada no mês de agosto”, explica.

A Cartilha das Prerrogativas pode ser acessada no site institucional da OAB (http://www.oabpi.org.br/cartilhas).