Decisão histórica: CFOAB aprova paridade de gênero e cota racial de 30% de pretos e pardos nas eleições de 2021

15 de dezembro de 2020 às 17:03h

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) aprovou, nessa segunda-feira (14), a implementação de paridade de gênero (50%) e a política de cotas raciais para negros (30%), nas eleições de todo o sistema OAB. A decisão passa a vigorar a partir das eleições de 2021 e terá validade por 10 eleições (30 anos). As cotas raciais e a paridade de gênero são válidas para a composição das chapas nas eleições do Conselho Federal, das seccionais, subseções e Caixas de Assistência.

Enaltecendo a aprovação do CFOAB e relembrando o pioneirismo da Seccional Piauí na luta pela paridade de gênero, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, destaca o momento como histórico.

“A OAB Piauí apoia a paridade de gênero nessas eleições que se aproximam. Com essa decisão podemos, efetivamente, implementar essa política de igualdade e democracia. Tenho orgulho em dizer que a nossa Seccional é pioneira nessa luta, pois tivemos a advogada Fides Angélica, como a primeira Presidente Mulher de uma Seccional na OAB, e única mulher Presidente por três vezes, ainda na década de 80. Além disso, a classe feminina ocupa duas das três cadeiras disponíveis no Conselho Federal da OAB. Nunca antes o CFOAB teve políticas afirmativas como essas e nós estamos na luta sempre pela efetivação da democracia”, ressaltou.

A Vice-Presidente da Seccional também comemora os resultados da aprovação do CFOAB e ressalta a atuação da OAB Piauí por meio de diversas iniciativas promovidas pelas comissões temáticas.

“Hoje é um dia muito importante. Essa decisão é uma vitória de todas as mulheres que lutaram bastante para que isso fosse realidade. Como Vice-Presidente da OAB Piauí, fico muito feliz em saber que, oficialmente, teremos paridade nas eleições da Ordem. Assumimos o compromisso de engajar essa bandeira da paridade e da inclusão”, destaca.