OAB-PI promove audiência para discutir direitos dos consumidores lesados com a falência da APLUB

7 de agosto de 2024 às 18:05h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoveu, na tarde desta terça (6), uma audiência pública para discutir os próximos passos da ação que discute o prejuízo dos segurados lesados com a falência da Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil (APLUB). A empresa declarou falência em 2020, deixando sem cobertura securitária mais de 20 mil vidas.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, presidiu a audiência pública que contou com as presenças do advogado e ex-Conselheiro Federal da OAB-PI Chico Couto, da advogada Taisa Cavalcante e de segurados da APLUB.

“Foi um debate de suma importância, uma vez que trata da falência de uma instituição de previdência que trabalhava com mais de 20 mil vidas, dentre delas vários segurados do Estado do Piauí. Com a falência, várias famílias ficaram desamparadas e não receberam os benefícios que foram pagos através de contribuições ao longo da vida. O que a OAB traz é um debate importante e público para se procurar os reais motivos que levaram à falência da APLUB”, destacou o advogado.

Após a audiência ficou definido que o processo seguirá para o Conselho Estadual, que deverá deliberar sobre a proposição de uma ação civil pública por parte da OAB-PI. “Esta foi a primeira OAB que discutiu o assunto. É importante reparar os danos e prejuízos causados aos segurados da APLUB”, finalizou Chico Couto.