Em discurso, Jovem Advogada Simone Mendes destaca importância da capacitação contínua

23 de julho de 2024 às 12:44h

Naa segunda-feira (22/07), no Auditório Celso Barros Coelho ESA/OAB, foi realizada a entrega das carteiras profissionais para os(as) novos(as) Advogados(as) piauienses. A solenidade de compromisso contou com a presença de familiares, amigos e autoridades jurídicas. O evento marca o início da trajetória profissional para os 10 novos membros da advocacia do Piauí e foi marcado por discursos emocionantes e celebração da nova fase.

A Jovem Advogada Simone Mendes, que também é Professora, proferiu o discurso em nome dos compromissandos e destacou a importância da capacitação contínua. “A partir de hoje temos sempre que estar nos capacitando e estudando, sempre. Não podemos ficar parados”, declarou Simone Mendes.

Confira o discurso na íntegra:

Bom dia a todos e a todas. Saúdo a mesa, em nome da Dra. Carla. Hoje é um momento ímpar para todos nós. Muito importante, porque poucos chegaram a esse momento, poucos chegaram até aqui. Por isso devemos agradecer, primeiramente, a Deus, que sabe tudo, e aqueles que fizeram tudo para que hoje possamos estar aqui nesse momento recebendo esta carteira.

Quando resolvemos entrar nessa carreira, quando resolvemos estudar, nós imaginávamos que era uma coisa tão fácil, mas não é. Não pense que hoje é o fim, que terminou, não. Hoje é apenas o começo. O começo de um tempo, de uma carreira profissional que é difícil. E uma coisa que nós temos que botar na cabeça é que a partir de hoje, temos sempre que estar nos capacitando e estudando, sempre. Não podemos ficar parados, porque nós estamos recebendo apenas a carteira.

Nobres colegas, eu sempre quis dizer essa palavra, nobres colegas.Eu sempre quis dizer, até que chegou esse momento. Então, nós não queremos ser apenas “advogado”, nós queremos ser “O Advogado”. Então, vamos colocar isso na cabeça, porque afinal de contas, um soldado que não quer ser general, é melhor desistir logo no começo, não é isso?

Vamos acreditar na gente, vamos trabalhar com ética, saber que é o começo de uma jornada, saber que muito tem que ser feito, que muito nós temos que aprender ainda, que muito nós temos que estudar ainda.

Olhando assim, eu vejo que eu sou a mais… Não, que eu nasci primeiro. Já tenho uma experiência profissional em outra área, na área de educação, há mais de 30 anos e me aposentei recentemente. Já vim como professora, coordenadora, supervisora, gerente regional, muita coisa, mas sempre admirei as leis, sempre tive a vontade de fazer direito. E entrei, embora muitos diziam: “Passou já que é o tempo”. Mas o tempo da gente, quem faz, somos nós. O tempo, quem sabe, é ele e nós.

Então, caríssimos nobres colegas, foco, força e fé e muita sorte que a gente precisa também. Muito obrigado.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba