Após solicitação da OAB-PI e do IBDFAM-PI, TJ cria dois novos gabinetes na Vara de Família de Teresina

3 de julho de 2024 às 10:17h

Nesta terça-feira (02/07), foram criados mais dois gabinetes na Vara de Família de Teresina pelo Tribunal de Justiça do Piauí. A abertura deles foi motivada por um pedido da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito de Família Piauí (IBDFAM-PI). Os novos gabinetes são compostos pelos magistrados Marcelo Mesquita Silva e José Airton Medeiros de Sousa.

O trabalho em conjunto para a abertura dos gabinetes vem se desenvolvendo desde março de 2023, quando a Conselheira Federal da OAB Piauí e Presidente do IBDFAM-PI, Isabella Paranaguá, e a Presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB-PI, Ana Leticia Arraes, encaminharam um ofício com algumas sugestões de melhorias para a prestação jurisdicional nas Varas de Família e Sucessões e Ausentes da Comarca de Teresina.

A Conselheira Federal da OAB Piauí e Presidente do IBDFAM-PI, Isabella Paranaguá, destacou o impacto da criação do novos gabinetes para o atendimento à Advocacia na Vara. “A criação dos gabinetes veio para contribuir com a diminuição do acervo dos processos, que estavam concentrados em apenas quatro gabinetes. Essa é mais uma conquista no trabalho conjunto e constante que estamos desenvolvendo para assegurar um Judiciário mais célere para a advocacia”, falou.

Já a Presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB-PI, Ana Leticia Arraes, destacou que essa é mais uma vitória da advocacia. “Essa é mais uma vitória para a advocacia familiarista que contribuirá para um Poder Judiciário mais rápido”, disse.