OAB nas Comarcas visita Fóruns de Cocal e Luís Correia e tratam de demandas da advocacia

10 de maio de 2024 às 18:18h

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e o Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da Seccional, Thiago Brandim, conduziram uma reunião nesta quarta-feira (08/05) com a Juíza da Comarca de Cocal, Ana Carolina Gomes Vilar Pimentel, o Presidente da Subseção de Parnaíba, Rômulo Santos, e a advocacia local.

Este encontro representa mais um passo significativo no âmbito do projeto OAB nas Comarcas, cujo propósito é promover um diálogo mais estreito entre a Ordem, os(as) Advogados(as) e os(as) Magistrados(as) em todo o Estado do Piauí, visando a identificação e implementação de soluções conjuntas para aprimorar a prática jurídica no interior.

Durante a reunião, foram identificadas as seguintes constatações:

– A Comarca possui aproximadamente 4 mil processos em tramitação;
– Média mensal de 100 novos processos;
– A magistrada em semanas alternadas se desloca à Teresina para um curso de formação, mas apesar da limitação atende normalmente os advogados por balcão virtual;
– ⁠Na semana em que está presencialmente na unidade, atende de forma diária partes e advocacia,
– ⁠Pauta de audiências fechada até julho de 2024;
– ⁠Esforço concentrado na unidade para que todos os processos sofram movimentação em até 100 dias.

Este encontro reforça o compromisso da OAB Piauí em fortalecer as relações institucionais e promover melhorias efetivas no sistema jurídico em todo o Estado. Desde que o projeto iniciou em 2023, 24 Comarcas no Piauí já foram visitadas.

CONFIRA O REGISTRO PROFISSIONAL

A 25ª Comarca a integrar o projeto foi Luís Correia. Thiago Brandim, Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB Piauí, e Einstein Sepulveda, Presidente da Comissão de Valorização dos Honorários Advocatícios, reuniram-se com o Juiz Willmann Izac Ramos Santos, com o Presidente da Subseção de Parnaíba, Rômulo Santos, e a advocacia da região.

Durante a reunião, identificou-se que:

-a Comarca possui 6 mil processos em andamento;
-necessidade de 2 Oficiais de Justiça devido à aposentadoria iminente de um e sobrecarga do outro;
-um aumento de 150 novos processos mensais, com julgamento de cerca de 200;
-e a possibilidade de ter um juízo auxiliar para apoiar em ações fundiárias na Comarca de Luís Correia.

O OAB nas Comarcas visa fortalecer a colaboração entre Ordem, Advocacia e Magistratura em todo o Piauí, buscando melhorias na prática jurídica do interior do Estado.