OAB-PI realiza aplicação da 1ª fase do 40º Exame de Ordem em todo o Estado

25 de março de 2024 às 12:47h

Aconteceu nesse domingo (24/03), a 1ª fase do 40º Exame de Ordem Unificado (EOU) no Piauí. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, estiveram orientando os bacharéis nos locais de prova, tanto em Teresina, quanto em Floriano com o projeto “Caravana do Exame de Ordem”. No Estado, a prova foi realizada simultaneamente em todo o país pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi aplicada nas cidades de Teresina, Corrente, Parnaíba, Floriano e Picos.

Em Teresina, a prova foi realizada na sede e no anexo do Centro Universitário Santo Agostinho com 1609 bacharéis. Já em Corrente–PI, 58 bacharéis estiveram presentes no Instituto Monsenhor Hipólito. Em picos, 150 participantes fizeram a prova no Instituto Monsenhor Hipólito. Já em Parnaíba, 200 pessoas estiveram presentes no Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba. Em Floriano, 93 pessoas realizaram o exame.

O Presidente da OAB-PI e Coordenador Nacional do Exame de Ordem, Celso Barros Coelho Neto, destacou a importância do exame.

“Essa é mais uma edição da prova que direciona os bacharéis para a casa da cidadania. Estou muito contente com a aprovação de todos nessa primeira fase, o meu desejo é que os senhores e senhoras sigam firme no propósito de vocês e logo mais estaremos juntos na solenidade de compromisso”, pontuou Celso Barros.

ACOLHIMENTO E ASSISTÊNCIA DA SECCIONAL

Durante toda a aplicação, Membros da Comissão do Estágio e Exame de Ordem, Conselho Estadual da jovem Advocacia (CEJA) e da Escola Superior da Advocacia (ESA-PI) estiveram presentes no local de prova em Teresina para acompanhar e garantir a aplicabilidade do exame.

Para o Presidente da Comissão de Exame da Ordem da OAB-PI, Santhiago Holanda, a finalização desta primeira etapa é fundamental.

“Parabenizo todos os candidatos (as) que se submeteram ao exame. Que este seja apenas o primeiro passo rumo ao sucesso na carreira jurídica de cada um de vocês. Continuaremos juntos nessa jornada de ensino e aprendizado”, destacou Holanda.

O Secretário da Comissão de Exame da Ordem da OAB-PI, Pedro Marcelo, que acompanhou a aplicação da prova em Floriano, pontuou que tudo aconteceu sem nenhuma intercorrência. “É importante que o foco seja mantido para esta segunda fase. Continuem firmes e com muita determinação, que a aprovação com certeza virá”, finalizou Pedro Marcelo.

“Hoje é um dia muito importante porque será o dia da aprovação de vocês e saibam da importância de participarem das comissões da OAB-PI, espero vocês na Seccional”, destacou Raissa Mota, Conselheira Seccional da OAB-PI.

PRESENTES NA APLICAÇÃO

Estiveram presentes em Teresina, o professor da ESA-PI, Aurélio Lobão, membros da Comissão de Estágio e exame da Ordem, Ismael Rocha; Reginaldo Carvalho, a Conselheira Seccional Raissa Mota e a representante do Conselho Estadual da Jovem Advocacia Camyla Riotinto.

Em Floriano, estiveram o Secretário da Comissão de Exame da Ordem da OAB-PI, Pedro Marcelo, o Presidente do CEJA Glauber Vasconcelos, e o Diretor-Tesoureiro Lucas Lira e a Conselheira Seccional; Marenize Macena e também a membro da Comissão de Direito Previdenciário, Thaís Mathias.