Comissão da OAB-PI participa de audiência na Câmara após redução de plantões pago a profissionais de saúde pela FMS

20 de setembro de 2023 às 8:33h

A Comissão de Direito da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, esteve presente, na segunda-feira (18/09), em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina.

O objetivo principal da audiência foi tratar sobre a redução abrupta e unilateral do valor dos plantões extra pagos a profissionais de saúde pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. O valor dos plantões foi reduzido para valores entre R$ 280 e R$300, sem contar os descontos.

Para o Presidente da Comissão, Advogado Williams Cardec, é inadmissível que reduções como essas aconteçam.

“Essa desvalorização dos profissionais de saúde reflete na sociedade e afeta a qualidade na prestação dos serviços à população. Não podemos cruzar os braços diante disso. Por isso`, me coloco à disposição para lutar por esse Direito, em conjunto com os profissionais de saúde”, afirmou Williams Cardec.

A Advogada Dárcia Alencar, que representou a Comissão na audiência, avaliou o debate na Câmara como produtivo. “Trouxe às categorias envolvidas a garantia de que serão dados os encaminhamentos necessários para que não ocorra essa desvalorização”, destacou Dárcia Alencar.

Estiveram presentes na audiência ainda o presidente da CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Rodrigo Amorim; o Vereador Ismael Silva; e o Presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel.