OAB-PI solicita celeridade em pagamentos de RPVs e senhas para atendimentos na Agência da Caixa da Justiça Federal

13 de junho de 2023 às 16:51h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, protocolou ofícios na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Teresina, solicitando informações acerca do atendimento prestado à advocacia na Agência da Caixa da Justiça Federal.

Entre as demandas apontadas pela Comissão estão: demora no pagamento de RPVs e Precatórios; ausência de destaques dos valores relativos a honorários advocatícios na agência da Caixa no Fórum da Justiça Estadual; e a não disponibilização de extratos de FGTS para Advogados (as) com procuração Ad Judicia.

Nesta segunda-feira (12), a Caixa encaminhou à Comissão de Prerrogativas da OAB-PI o ofício nº 0020/2023/SR PIAUÍ sobre as demandas apresentadas pela Comissão.

O Presidente da Comissão, o Advogado Francisco Albelar Pinheiro Prado, destacou que a Comissão vem buscando soluções para a Advocacia Piauiense. “Hoje, membros da Comissão de Prerrogativas estiveram novamente em reunião com a Superintendência da Caixa Econômica Federal no Piauí. Solicitamos soluções para a demanda da Advocacia para tentar otimizar o serviço prestado ao público em geral e a toda a Advocacia do Piauí”, frisou.

AUSÊNCIA DE HONORÁRIOS, SENHAS E LIMITAÇÃO

Sobre a ausência de honorários, a Caixa informou que a falta dos valores na agência do Fórum da Justiça Estadual foi uma situação pontual, decorrente de um erro operacional dos funcionários, tendo sido prontamente corrigido em prazo inferior a três dias do levantamento do equívoco.

Já sobre as exigências de senhas e limitação de atendimento, a Superintendência respondeu através do ofício que as senhas são entregues somente para controle de entrada na unidade e que elas não tratam de limitação de atendimento.

Segundo a Caixa, nos cinco primeiros dias úteis de cada mês, período de liberação das RPVs em lote, a unidade recebe excessivo número de pessoas para atendimento. Por conta disso, orienta os clientes a se dirigirem a outras unidades da Caixa já que a RPV pode ser recebida em qualquer agência.

“Jamais houve ou há recusa no atendimento de nenhum cliente dentro do horário de atendimento da unidade”, destaca o trecho do ofício encaminhado à Comissão de Prerrogativas.

Clique aqui e confira o ofício na íntegra.