Quinto Constitucional do TJ-PI: OAB Piauí realiza eleição para formação de lista sêxtupla nesta quinta-feira (30/03)

30 de março de 2023 às 9:40h

Nesta quinta-feira (30/03), às 15h, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, realizará Sessão Ordinária do Conselho Pleno para a escolha dos candidatos que comporão a Lista Sêxtupla Constitucional para o preenchimento de vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na vaga da advocacia, pelo Quinto Constitucional.

O processo de arguição tem por objetivo aferir o conhecimento dos(as) candidatos(as) acerca do papel do Advogado ou da Advogada como ocupante da vaga do Quinto Constitucional. A ordem será definida por sorteio e cada candidato(a) terá o prazo de até cinco minutos para discorrer sobre o tema proposto. Além disso, os (as) candidatos (as) terão dois minutos para responder a uma pergunta feita pelos Conselheiros.

Seguindo a Lei Federal 8.906/94, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia, o Conselho Pleno procederá à formação da lista sêxtupla, mediante votação secreta. Participarão 34 Conselheiros e Conselheiras eleitos em 2021 e cinco Membros Honorários(as) Vitalícios(as) com direito a voto de acordo com o Estatuto da Advocacia, são eles: Fides Angélica, Reginaldo Furtado, João Pedro Ayrimoraes, Luiz Gonzaga Soares Viana e Celso Barros Coelho, totalizando 39 votantes.

Cada um deles poderão votar em até seis candidatos. Serão incluídos na lista os(as) seis candidatos(as) que obtiverem metade mais um dos votos dos presentes.

Após a eleição, o Presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, irá entregar a lista ao Presidente do TJ-PI, Desembargador Hilo de Almeida, para formação da lista tríplice. Ao final do processo, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, escolherá o nome do novo desembargador.

CONFIRA OS CANDIDATOS

Agrimar Rodrigues De Araújo