OAB Piauí prestigia um ano do Procon Teresina que já teve mais de 80% dos casos resolvidos

16 de março de 2020 às 17:17h

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC), presidida pelo advogado José Augusto, esteve na sede do Procon para comemorar um ano de atividades. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) e também contou com a presença do Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB Piauí, Leandro Lages, dos membros da CDDC José Otávio, Andressa Aragão e Nara Cronemberger, que também é Coordenadora-Geral do Procon Teresina.

Ao longo da programação, o evento apresentou as inúmeras ações resolutivas do Procon durante um ano de funcionamento, que chegaram a 83,1% de casos. No total, foram realizadas 2.796 audiências de conciliação.

Para o Presidente da CDDC, José Augusto, o Procon vem com o objetivo de solucionar tanto casos, como também contribuindo com as demandas dos consumidores. “Muito bom ver a eficiência do Procon aqui em Teresina. Conhecemos a importância dos direitos dos consumidores e saber que os seus anseios estão sendo atendidos e resolvidos é gratificante. A OAB, por meio da Comissão, está sempre à disposição para estabelecer parcerias e contribuir com as ações do órgão”, disse.

A Coordenadora-Geral do Procon Teresina, Nara Cronemberger, falou das atividades realizadas pelo órgão. “O Procon deve começar a realizar esse trabalho de fiscalização, mas a nossa intenção é educar, não punir. Nós queremos o desenvolvimento econômico da nossa cidade, para isso, precisamos dos empresários. Essa fiscalização é no sentido de popularizar as informações. Nós queremos tornar as relações de consumo mais saudáveis. Além disso, precisamos expandir o Projeto Procon nas Escolas porque é importante dar educação consumerista desde cedo”, explicou a coordenadora.

Ainda de acordo com os dados, o Procon recebeu 2.468 reclamações, sendo que 47,73% foram relacionadas a serviços essenciais, 22,26% relacionadas a assuntos financeiros, 15,06% sobre produtos e 12,56% relacionadas aos serviços privados.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba