OAB-PI vai sediar I Congresso Internacional e Intersetorial sobre Inclusão Social, nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2023

19 de janeiro de 2023 às 16:39h

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), promoverá, em parceria com a Fundação Bastos, o I Congresso Internacional e Intersetorial sobre inclusão social, nos dias 11, 12 e 13 de abril deste ano. O evento terá como temática central as repercussões do autismo, deficiências múltiplas, inclusive as invisíveis, e doenças raras. Serão 24 oficinas e sete palestrantes de vários países versando sobre este assunto.

Na reunião, realizada nesta quarta-feira (18/01), na sede da instituição, com representantes da OAB-PI e da Fundação Bastos, foram debatidos os nomes dos participantes que realizarão palestras e trarão a sua contribuição acerca da temática.

A Conselheira Federal da OAB-PI, Élida Fabrícia, detalhou que estão preparando um grande evento, que marcará por certo o calendário de discussões dos temas afeitos. “Vamos trabalhar com temas como autismo, síndrome de down, doenças raras, deficiências múltiplas e invisíveis. Vamos pensar na inclusão social efetiva. Para tanto, estamos também fazendo convênios com Estados e Municípios”, concluiu.

O Congresso vai funcionar de forma interdisciplinar e vai trabalhar questões como a geração de emprego e renda, o acesso à educação e ao esporte e a inclusão social em seu aspecto mais amplo. Élida Fabrícia destaca a importância das questões que serão debatidas: ‘’ Os serviços não serão só para pessoas acometidas por doenças, mas para os familiares que muitas vezes não têm condições de ter um trabalho, tendo em vista as necessidades de cuidados.’’

A OAB-PI está buscando tratativas com órgãos do poder público para a adoção oficial do Cordão Girassol, instrumento internacional de identificação de pessoas com deficiências invisíveis.

Estiveram presentes representantes das seguintes Comissões: Direito Desportivo, Direito da Pessoa Idosa, Mulher Advogada, Pessoa com Deficiência, Direito da Saúde, Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico, e de Direito à Educação.