OAB Piauí firma parceria que proporcionará Assistência Jurídica gratuita e capacitação à ex-dependentes químicos da capital

10 de março de 2020 às 19:21h

Nesta terça-feira (10), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, assinou o termo de parceria com o Centro de Convivência “Retomando o Caminho”. O convênio promoverá assistência jurídica gratuita e capacitação às pessoas que concluíram o tratamento de dependência, bem como aos seus familiares.

“A OAB Piauí tem em sua essência a missão de zelar e defender os Direitos dos cidadãos. São 87 anos desenvolvendo ações sociais, por meio das Comissões Temáticas. Estamos sempre à disposição para fortalecer parcerias e contribuir para que as orientações jurídicas cheguem a todos os cidadãos e que eles possam conhecer mais sobre seus Direitos e deveres”, declarou o Presidente, Celso Barros Coelho Neto.

O Centro de de Convivência “Retomando o Caminho” é um Projeto da Fazenda da Paz em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI). Para o Presidente da Comissão da OAB na Universidade, Rafael Cortez, a iniciativa é de extrema relevância. “O convênio possibilitará a prestação jurídica tanto com estudantes ou com advogados, pelo menos duas vezes na semana, por meio das comissões envolvidas. Essa ação acontecerá no momento pós-terapêutico. Estamos sempre à disposição para ajudar no que for necessário e levar os esclarecimentos jurídicos que foram essenciais”, destacou.

Com objetivo de promover a reintegração dessa população na sociedade, o Projeto visa também inserir os ex-dependentes químicos no mercado de trabalho como explica a Coordenadora do Centro de Convivência, Andrea Bastos. “O Centro de Convivência tem por objetivo fortalecer vínculos familiares e sociais, assim com o acompanhamento dos ex-usuários, onde trabalhamos a prevenção. A assinatura do termo é externamente positiva, pois promove uma importante assistência a essas pessoas que estão lutando pela reinserção plena na sociedade, além de ampliar esse atendimento para o círculo familiar. Agradeço as comissões e ao Presidente Celso Barros Neto”, frisou.

“A ideia é que a OAB atue, por meio da Comissão de Assistência Jurídica (CAJ), realizando atendimentos e esclarecendo dúvidas jurídicas. Além disso, também com o apoio da Comissão OAB na Universidade, dando o auxílio aos advogados e advogadas, e da Comissão de Promoção da Cidadania, ministrando palestras no tocante aos Direitos dos usuários do projeto”, explica.

Estiveram presentes na reunião, o integrante da Comissão de Liberdade Religiosa, Felipe Soares; o membro da Comissão de Assistência Judiciária, Allisson Gomes; e a estagiária de serviço social, Jéssica Fernanda.

OAB-PI © 2019. Todos os direitos reservados.
Corrente Bom Jesus São Raimundo Nonato Uruçuí Floriano Oeiras Picos Valença Água Branca Campo Maior Barras Piripiri Parnaíba